Envenenamento por metanol: tem como saber se a bebida está contaminada?

Envenenamento por metanol resultou na morte de três pessoas nos últimos 25 dias em São Paulo

Por Ananda Costa.

 Tem como saber se uma bebida está adulterada? O envenenamento por metanol continua gerando questionamentos após autoridades de saúde em São Paulo confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância presente em bebidas adulteradas.

Envenenamento por metanol: veja como identificar substância. Foto: Freepik

Até o momento, três mortes foram confirmadas nos últimos 25 dias. As vítimas são: um homem de 58 anos em São Bernardo do Campo, outro de 54 anos na capital e um terceiro de 45 anos, cujo local de residência ainda está em investigação.

No entanto, por ser muito semelhante ao etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas,  é quase impossível identificar visualmente ou pelo sabor se a bebida foi contaminada com metanol.

Até o momento, não existe nenhum teste caseiro confiável que possa ser feito antes do consumo de bebidas alcoólicas. A única forma de identificar o envenenamento é a partir dos sintomas, que costumam surgir entre seis e 12 horas após a ingestão da substância.

Entre os sintomas estão: desconforto abdominal, visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura e rebaixamento do nível de consciência.

Envenenamento por metanol: veja o que é a substância

Foto: Freepik

Qual é a substância presente em bebidas adulteradas? O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, possui cheiro e sabor semelhantes ao do etanol, o que o torna quase indetectável quando misturado às bebidas alcoólicas.

Diferentemente do etanol, o metanol é utilizado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.

Por que o metanol mata quando presente em bebidas?

Foto: Freepik

Como a substância age no organismo após o consumo? Ao ser ingerido, o metanol é metabolizado no fígado pela mesma enzima que processa o etanol, a álcool desidrogenase. No entanto, em vez de se transformar em substâncias inofensivas, ele é convertido em dois compostos altamente tóxicos:

Formaldeído (HCOH)

Ácido fórmico (HCOOH)

A presença dessas substâncias no organismo causa danos graves ao sistema nervoso central e pode levar à morte. Entre os sintomas de intoxicação estão dor de cabeça intensa, tontura, visão turva, náusea e rebaixamento do nível de consciência.

Em caso de suspeita, a recomendação é procurar atendimento médico imediatamente.

Quais são as bebidas adulteradas?

Foto: ilustrativa

Quais são as bebidas adulteradas? casos de intoxicação por metanol, relacionado ao consumo de bebida alcoólica no estado de São Paulo, apresentam padrão inédito e diverso aos que eram, até então, registrados.

Antes, as ocorrências estavam, majoritariamente, associadas a pessoas em extrema vulnerabilidade ou população em situação de rua, ambos a partir de ingestão de álcool em postos de gasolina adulterados com a substância.

No entanto, a partir do início do mês de setembro, em um curto intervalo de tempo, os pacientes intoxicados apresentaram histórico de ingestão recente de bebidas alcoólicas destiladas em cenas sociais de consumo alcoólico, incluindo bares, e com diferentes tipos de bebida, como gin, whisky e vodka, entre outros.

Precauções

Como não é possível identificar a presença de metanol na bebida apenas pela aparência, cheiro ou gosto, algumas recomendações podem ajudar a evitar um possível envenenamento por metanol:

  • Desconfie de preços muito abaixo do mercado, o que pode indicar adulteração.
  • Verifique se o lacre e a tampa da embalagem estão intactos e originais.
  • Fique atento a erros de ortografia nos rótulos, que podem ser indício de falsificação.
  • Prefira comprar bebidas de fornecedores confiáveis e estabelecimentos autorizados.

LEIA MAIS: Samu 192 na Bahia: como acionar, quando chamar e como funciona o serviço

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.