Quem era Vinícius Vieira, empresário morto após consumir bebida com metanol na Bahia
Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, foi a primeira vítima fatal do caso de intoxicação por metanol na Bahia
Por Bruna Castelo Branco.
Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, foi a primeira vítima fatal do caso de intoxicação por metanol que deixou outras seis pessoas hospitalizadas após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas na cidade de Ribeira do Pombal, na Bahia. A morte dele foi confirmada na noite de sexta-feira (2).
Morador do município, Vinícius não participava da festa de noivado onde a maioria das outras vítimas foi intoxicada, segundo informações preliminares da investigação. No entanto, ele teria comprado uma garrafa de vodca no mesmo depósito de bebidas utilizado pelos organizadores do evento.

O homem começou a apresentar sintomas ainda no dia anterior à celebração, com quadro grave que incluía visão turva, taquicardia e forte gosto amargo na boca. Ele foi inicialmente atendido no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, mas, devido à gravidade do estado de saúde, precisou ser transferido para o Instituto Couto Maia, em Salvador, unidade de referência em doenças infectocontagiosas e toxicologia.
Vinícius permaneceu internado por cerca de uma semana, mas não resistiu às complicações sistêmicas provocadas pelo metanol, substância altamente tóxica comumente utilizada em combustíveis e solventes.

A Polícia Civil da Bahia confirmou a presença de metanol tanto no sangue dos pacientes quanto em garrafas de bebidas apreendidas, conforme laudos periciais do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O estabelecimento responsável pela venda das bebidas foi interditado pela Vigilância Sanitária.
Como medida preventiva, a Prefeitura de Ribeira do Pombal publicou um decreto emergencial que proíbe a comercialização e o consumo de qualquer bebida alcoólica destilada no município até o dia 5 de janeiro, com o objetivo de evitar novos casos de intoxicação.
Após a confirmação dos casos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta com orientações para prevenir esse tipo de contaminação. Em nota, a Anvisa informou que acompanha de perto os relatos de intoxicação por metanol em articulação com o Ministério da Saúde, as vigilâncias sanitárias locais e o Ministério da Agricultura.
Vinícius era dono de uma loja de celulares na cidade, era solteiro e não tinha filhos.
O que é metanol?
O que é metanol? Essa pergunta ganhou destaque após autoridades de saúde confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância em diversas cidades do país nos últimos meses.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.
Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).