Ribeira do Pombal proíbe consumo de bebidas destiladas após casos com metanol
A medida foi adotada após a confirmação de sete casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas adulteradas
Por Bruna Castelo Branco.
A Prefeitura de Ribeira do Pombal, na Bahia, determinou, na quarta-feira (31), a proibição da comercialização, distribuição, fornecimento e consumo de bebidas alcoólicas destiladas no município. A medida foi adotada após a confirmação de sete casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas adulteradas.
Segundo a gestão municipal, a decisão se baseia em laudos oficiais. “A decisão considera a confirmação, por análises laboratoriais oficiais, da adulteração de bebidas destiladas apreendidas e a identificação de substâncias tóxicas em amostras biológicas de pacientes atendidos na rede de saúde, caracterizando risco sanitário comprovado e emergência em saúde pública”, disse a prefeitura.

O decreto estabelece que a proibição vale para todos os estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, eventos públicos ou privados e comércio ambulante, além da distribuição gratuita, promocional ou venda indireta de bebidas destiladas. De acordo com a prefeitura, a medida permanecerá em vigor até o dia 5 de janeiro.
A fiscalização será realizada pela Vigilância Sanitária Municipal, com apoio da Guarda Civil Municipal e de outros órgãos competentes. Em caso de descumprimento, poderão ser aplicadas medidas como interdição cautelar, apreensão e inutilização de produtos, além de sanções administrativas.
“A prefeitura reforça que a medida tem caráter excepcional e temporário, fundamentada no princípio da precaução e na proteção integral da saúde da população, e poderá ser revista conforme avaliação técnica da Secretaria Municipal de Saúde”, informou a gestão municipal.

Os casos de intoxicação foram registrados na terça-feira (30). De acordo com a Polícia Civil, as vítimas participavam de uma festa de noivado e apresentaram sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tonturas, sensação de desmaios, falta de ar e visão turva. Todas foram encaminhadas ao Hospital Geral Santa Tereza, onde receberam atendimento médico e foram submetidas ao tratamento indicado, incluindo a administração de antídoto nos casos em que houve necessidade.
Após o registro dos casos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal iniciaram a investigação. Paralelamente, a Vigilância Sanitária Municipal, com apoio da Polícia Civil, localizou e interditou o estabelecimento relacionado ao caso.
Metanol em Pombal: quem são as vítimas?
Sete pessoas, sendo cinco mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, foram internadas com suspeita de intoxicação por metanol. O caso ocorreu durante uma festa de noivado, quando as vítimas passaram a apresentar sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão embaçada.
Devido à gravidade do quadro, duas das vítimas já foram transferidas para o Hospital Couto Maia, em Salvador, unidade de referência para esses casos.
A apuração do Aratu On identificou cinco dos sete pacientes. São eles:
-
Viviane Soares: cantora e professora de música;
-
Josy Soares: irmã de Viviane;
-
Edicicleia Andrade: professora da rede estadual e cunhada das irmãs Soares (transferida para Salvador);
-
Daniele: segunda paciente transferida para a capital;
-
Vinícius: internado em estado grave. Segundo relatos de vizinhos, ele não participou do noivado, mas teria consumido bebidas adquiridas no mesmo fornecedor dias antes do evento.
O que é metanol?
O que é metanol? Essa pergunta ganhou destaque após autoridades de saúde confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância em diversas cidades do país nos últimos meses.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.
Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).