Quem são as vítimas de suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
Sete pessoas foram hospitalizadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia
Sete pessoas, sendo cinco mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, estão internadas com suspeita de intoxicação por metanol. O caso ocorreu durante uma festa de noivado, quando as vítimas passaram a apresentar sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva.
Devido à gravidade do quadro, duas das vítimas já foram transferidas para o Hospital Couto Maia, em Salvador, unidade de referência para esses casos.
A apuração do Aratu On identificou cinco dos sete pacientes; confira:
-
Viviane Soares: Cantora e professora de música.
-
Josy Soares: Irmã de Viviane.
-
Edicicleia Andrade: Professora da rede estadual e cunhada das irmãs Soares (transferida para Salvador).
-
Daniele: Segunda paciente transferida para a capital.
-
Vinícius: Internado em estado grave. Segundo relatos de vizinhos, ele não participou do noivado, mas teria consumido bebidas adquiridas no mesmo fornecedor dias antes do evento.

O que é metanol?
O que é metanol? pergunta ganhou destaque nos últimos dias após autoridades de saúde em São Paulo confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância presente em bebidas adulteradas.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.
Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.

LEIA MAIS: Jovem morre após 29 dias internado por intoxicação por metanol na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).