Dois suspeitos de intoxicação por metanol são transferidos para Salvador
Dois dos sete pacientes investigados por intoxicação por metanol na Bahia, em Ribeira do Pombal, foram transferidos para o Hospital Couto Maia, em Salvador
Por Ananda Costa.
Dois dos sete pacientes investigados por intoxicação por metanol na Bahia, em Ribeira do Pombal, foram transferidos para o Hospital Couto Maia, em Salvador, nesta terça-feira (30).
Os pacientes faziam parte do grupo internado no Hospital Geral Santa Tereza após apresentarem sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Segundo a Sesab, eles seguem sob acompanhamento médico especializado, enquanto os demais permanecem internados no interior do estado.
De acordo com a Polícia Civil, as vítimas participavam de uma festa de noivado e relataram sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão turva. A suspeita é de que tenham ingerido bebida alcoólica contaminada com substância tóxica.
Garrafas apreendidas no estabelecimento comercial que forneceu as bebidas foram encaminhadas para perícia. Além disso, exames laboratoriais seguem em andamento para a confirmação do diagnóstico.
Prefeitura se pronuncia sobre intoxicação por metanol na Bahia

Em nota publicada no Instagram, a prefeitura de Ribeira do Pombal informou que a gestão municipal está acompanhando o caso junto com o Governo do Estado.
O órgão informou ainda que novas informações sobre o caso será divulgado em breve.
O que é metanol?

O que é metanol? pergunta ganhou destaque nos últimos dias após autoridades de saúde em São Paulo confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância presente em bebidas adulteradas.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.
Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.
Até o momento, não existe nenhum teste caseiro confiável que possa ser feito antes do consumo de bebidas alcoólicas. A única forma de identificar o envenenamento é a partir dos sintomas, que costumam surgir entre seis e 12 horas após a ingestão da substância.
Entre os sintomas estão: desconforto abdominal, visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura e rebaixamento do nível de consciência.
LEIA MAIS: Jovem morre após 29 dias internado por intoxicação por metanol na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).