Sete pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia

Casos de intoxicação por metanol na Bahia estão sendo investigados por órgãos de saúde e segurança pública

Por Ananda Costa.

Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, no município de Ribeira do Pombal, com suspeita de intoxicação por metanol na Bahia. As informações foram confirmadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e pela Prefeitura do município.

Intoxicação por metanol na Bahia. Foto: Google Street View

De acordo com os órgãos, os pacientes, dois homens e cinco mulheres, permanecem internados, em observação, e recebem assistência médica. Os protocolos assistenciais previstos para casos de intoxicação química foram acionados pela unidade hospitalar.

A Polícia Civil informou que as vítimas, que confraternizavam em uma festa de noivado, apresentaram sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tonturas, sensação de desmaios, falta de ar e visão turva. A suspeita é de que eles tenham ingerido bebida alcoólica contaminada com alguma substância tóxica.

Além dos depoimentos colhidos no hospital, várias garrafas foram apreendidas no estabelecimento comercial que forneceu as bebidas, para que sejam submetidas a perícia.

Ainda segundo a Sesab, exames laboratoriais serão realizados para a confirmação do diagnóstico. Caso haja indicação médica, poderá ser administrado antídoto específico para o tratamento dos pacientes, liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Casos de intoxicação por metanol na Bahia

Jovem morre após 29 dias internado por intoxicação por metanol na Bahia.Foto: Reprodução

No dia 10 de dezembro, Fridman Gustavo Amorim Brito, de 22 anos, morreu no Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, após passar 29 dias internado por intoxicação por metanol.

Ele é a segunda vítima do caso. A primeira foi sua namorada, a influenciadora Yasmin Ângela, que morreu no dia 12 de novembro, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O consumo da bebida alcoólica contaminada ocorreu na noite de 10 de novembro, durante as comemorações do aniversário de Yasmin, em Petrolina. A influenciadora digital não chegou a receber atendimento médico e morreu na manhã do dia 12 de novembro.

O que é metanol?

Foto: Pexels

O que é metanol? pergunta ganhou destaque nos últimos dias após autoridades de saúde em São Paulo confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância presente em bebidas adulteradas.

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.

Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.

LEIA MAIS: Envenenamento por metanol: tem como saber se a bebida está contaminada?

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.