O que é metanol? Entenda substância presente em bebidas adulteradas

Saiba o que é metanol, por que ele é usado na indústria e os riscos quando aparece em bebidas adulteradas

Por Ananda Costa.

O que é metanol? A pergunta ganhou destaque nos últimos dias após autoridades de saúde em São Paulo confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância presente em bebidas adulteradas.

O que é metanol? veja mais sobre a substância. Foto: Ilustrativa | Freepik

Até o momento, três óbitos foram registrados: um homem de 58 anos em São Bernardo do Campo, outro de 54 anos na capital e um terceiro de 45 anos, cujo local de residência ainda está em investigação.

Segundo o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado, outros dez casos suspeitos de intoxicação estão sob análise em São Paulo, seis deles resultaram em internação.

O que é metanol?

O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes ao do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.

Diferente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.

Por que o metanol mata em bebidas?

Foto: Freepik

Como a substância age no organismo após o consumo de bebidas? Ao ser ingerido, ele é metabolizado no fígado pela mesma enzima responsável por processar o etanol, a álcool desidrogenase. No entanto, em vez de se transformar em substâncias inofensivas, é convertido em dois compostos altamente tóxicos:

Formaldeído (HCOH)

Ácido fórmico (HCOOH)

A presença dessas substâncias no organismo causa danos graves ao sistema nervoso central e pode levar à morte. Entre os sintomas de intoxicação estão dor de cabeça intensa, tontura, visão turva, náusea e rebaixamento do nível de consciência.

 Em caso de suspeita, a recomendação é procurar atendimento médico imediato.

Consumo de bebidas alcoólicas

Foto: Freepik

Uma pesquisa encomendada em 2021 pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) ao Datafolha mostrou que 55% dos brasileiros com mais de 18 anos de idade consomem bebidas alcoólicas, sendo que 32%, ou seja, um em cada três indivíduos, consomem semanalmente.

Desses, 44% consomem mais de três doses por dia ou ocasião e nesse grupo 11% consomem acima de dez doses por dia. A dose padrão à qual a pesquisa se refere é a de 14 g de álcool puro, o que corresponde a 45 ml de destilado, ou 150 ml de vinho ou a uma lata de cerveja.

Entre os brasileiros que consomem três ou mais doses de bebida por vez, 44% são homens, percentual que sobe para 49% entre os homens nas classes AB. A maioria dos entrevistados acredita que o consumo frequente de álcool lidera o ranking de causa tanto do câncer de fígado quanto da cirrose, mas a maioria (56%) negligencia sua saúde quando afirma nunca ter feito exame para avaliar dano do fígado relacionado ao consumo de álcool.

LEIA MAIS: Três pessoas morrem após ingerir bebida pensando que era pinga no Oeste da Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.