Governo registra uma morte por intoxicação com metanol

Intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas são registrados em São Paulo

Por Rosana Bomfim.

Após a notificação de nove casos de intoxicação por metanol no estado de São Paulo, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/MJSP) emitiu um alerta nesta sexta-feira (26). Os casos ocorreram em um curto intervalo de 25 dias e estão relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, segundo dados encaminhados pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), de Campinas, ao Sistema de Alerta Rápido (SAR). Uma pessoa morreu e oito foram internadas.

Bebidas Alcoólicas | Foto: Ilustração Pexels

De acordo com a Senad, a ocorrência é considerada fora do padrão tanto pela quantidade de casos em um curto período quanto pelo perfil atípico das vítimas. Historicamente, os registros de intoxicação por metanol no Ciatox envolviam principalmente o consumo deliberado de combustíveis por pessoas em situação de vulnerabilidade social, como população em situação de rua.

Desta vez, no entanto, os casos aconteceram em contextos sociais, como bares e festas, com a ingestão de bebidas variadas, entre elas gin: whisky e vodka.

Este é um cenário inédito para o centro toxicológico, que destaca a possibilidade de haver outros casos ainda não notificados. Isso porque nem todas as intoxicações chegam ao conhecimento dos órgãos de vigilância e saúde, especialmente quando os sintomas não são imediatamente reconhecidos como intoxicação química.

Metanol em bebidas alcoólicas  |  Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil

A ingestão de metanol uma substância altamente tóxica

O metanol pode causar graves danos à saúde e, em muitos casos, levar à morte. A contaminação por essa substância, especialmente por meio de bebidas adulteradas, representa uma grave ameaça à saúde pública e pode resultar em surtos epidêmicos com múltiplas vítimas e altas taxas de letalidade.

Diante da gravidade da situação e da proximidade do final de semana, período de maior consumo de bebidas alcoólicas em ambientes públicos, a Senad faz um apelo para que a população redobre os cuidados com a procedência das bebidas consumidas. As autoridades sanitárias já estão sendo mobilizadas para investigar a origem das bebidas contaminadas e tomar as medidas cabíveis.

O Sistema de Alerta Rápido (SAR) é um subsistema do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad), coordenado pela Senad e vinculado ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid). Ele atua na identificação e resposta rápida a emergências relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas, visando proteger a saúde da população.

Alerta à População:

  • Desconfie de bebidas com preços muito abaixo do mercado.

  • Dê preferência a estabelecimentos de confiança.

  • Em caso de sintomas como náusea, vômito, visão turva ou perda de consciência após ingestão de bebida alcoólica, procure atendimento médico imediatamente e informe sobre o ocorrido.

Produtor adulterados podem causar consequências sérias, apenas no ano de 2022, foram registrados mais de 6,8 mil casos clínicos, por diversos motivos. O problema pode ser causado pela inalação de produtos químicos como a mistura de diversos produtos de limpeza, inseticidas, raticidas, medicamentos e até plantas exóticas. 

LEIA MAIS: Caminhada pela Doação de Órgãos ocorre neste domingo em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.