Perícia confirma metanol em bebidas consumidas por sete pessoas em Ribeira do Pombal
Análises laboratoriais também confirmaram a presença de metanol em amostras de sangue das vítimas
Por Bruna Castelo Branco.
A perícia técnica realizada pelo Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) constatou a presença da substância metanol em bebidas destiladas consumidas por sete pessoas que estavam em uma festa de noivado no município de Ribeira do Pombal, na Bahia. Análises laboratoriais também confirmaram a presença de metanol em amostras de sangue das vítimas. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
A Sesab, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeira do Pombal, informou que adotou imediatamente o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para esse tipo de situação.

As sete pessoas receberam atendimento médico no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, onde foram submetidas ao tratamento indicado, incluindo a administração de antídoto nos casos em que houve necessidade.
Paralelamente, a Vigilância Sanitária Municipal, com apoio da Polícia Civil, localizou e interditou o estabelecimento responsável pela comercialização da bebida.
Em nota, a Sesab orientou a população baiana a redobrar a atenção, especialmente durante o período de festas, na compra e no consumo de bebidas destiladas. A recomendação é verificar a procedência dos produtos, a integridade das embalagens e dos selos de segurança, além da idoneidade dos estabelecimentos comercializadores.

Metanol em Pombal: quem são as vítimas?
Sete pessoas, sendo cinco mulheres e dois homens, com idades entre 30 e 48 anos, foram internadas com suspeita de intoxicação por metanol. O caso ocorreu durante uma festa de noivado, quando as vítimas passaram a apresentar sintomas semelhantes, como vômitos, náuseas, tontura, sensação de desmaio, falta de ar e visão embaçada.
Devido à gravidade do quadro, duas das vítimas já foram transferidas para o Hospital Couto Maia, em Salvador, unidade de referência para esses casos.
A apuração do Aratu On identificou cinco dos sete pacientes. São eles:
-
Viviane Soares: cantora e professora de música;
-
Josy Soares: irmã de Viviane;
-
Edicicleia Andrade: professora da rede estadual e cunhada das irmãs Soares (transferida para Salvador);
-
Daniele: segunda paciente transferida para a capital;
-
Vinícius: internado em estado grave. Segundo relatos de vizinhos, ele não participou do noivado, mas teria consumido bebidas adquiridas no mesmo fornecedor dias antes do evento.

O que é metanol?
O que é metanol? Essa pergunta ganhou destaque após autoridades de saúde confirmarem mortes por intoxicação causada pela substância em diversas cidades do país nos últimos meses.
O metanol, também conhecido como álcool metílico, é um composto químico da família dos álcoois. Líquido, incolor e inflamável, tem cheiro e sabor semelhantes aos do etanol, álcool presente nas bebidas alcoólicas, o que o torna quase indetectável quando misturado a elas.
Diferentemente do etanol, o metanol é usado principalmente como insumo na indústria química, na fabricação de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Apesar de sua importância industrial, é altamente tóxico para o consumo humano e pode ser letal mesmo em pequenas quantidades.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).