Critics Choice Awards: Brasil fatura com 'O Agente Secreto' e Adolpho Veloso

Com Wagner Moura, 'O Agente Secreto' venceu 'Melhor Filme Internacional'; Adolpho Veloso levou 'Melhor Direção de Fotografia'

Por Juana Castro.

O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado pelo baiano Wagner Moura, venceu o Critics Choice Awards 2026 na categoria Melhor Filme Internacional, em cerimônia realizada na noite deste domingo (4), em Los Angeles, Estados Unidos. A premiação é considerada um "termômetro do Oscar".

Kleber Mendonça Filho recebe prêmio por O Agente Secreto no Critics Choice Awards 2026

+ Kleber exalta carisma de Wagner Moura em 'O Agente Secreto': 'Um erro me distanciar'

A produção disputava o prêmio com “Foi Apenas um Acidente”, “A Garota Canhota”, “No Other Choice”, “Sirat” e “Belén”. O longa vinha sendo apontado como um dos favoritos após a boa recepção da crítica internacional e o desempenho em festivais. 

O prêmio foi entregue no tapete vermelho da cerimônia. Veja abaixo:

Wagner Moura disputou em duas categorias

Estrela do filme, Wagner Moura concorreu em duas categorias: "Melhor Ator", justamente por "O Agente Secreto", e "Melhor ator coadjuvante em série limitada ou filme para TV", por seu papel em "Ladrões de Drogas". Os vencedores, no entanto, foram Timothée Chalamet (Marty Supreme) e Owen Cooper (Adolescência), respectivamente.

Wagner Moura no Critics Choice Awards 2026

Melhor fotografia também vai para o Brasil

O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso (foto abaixo) venceu o prêmio de Melhor Fotografia. Ele foi reconhecido pelo trabalho no filme “Sonhos de Trem”, que está disponível na Netflix.

Adolpho Veloso venceu como melhor diretor de fotografia por Sonhos de Trem | Foto: IMDB

Veloso concorreu com Claudio Miranda (“F1”), Dan Laustsen (“Frankenstein”), Łukasz Żal (“Hamnet”), Michael Bauman (“Uma Batalha Após a Outra”) e Autumn Durald Arkapaw (“Pecadores”).

“Sonhos de Trem” acompanha a trajetória de Robert Grainier, personagem de Joel Edgerton, um lenhador que participa da expansão da malha ferroviária dos Estados Unidos no início do século XX. A história retrata o impacto do trabalho longe da família e experiências de amor e perda em um período de transformação do país. 

Cena do filme Sonhos de Trem

Sobre O Agente Secreto

Escolhido para representar o Brasil no Oscar, “O Agente Secreto” é um thriller ambientado no Brasil de 1977, período de ditatura militar. Na trama, Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, é um especialista em tecnologia que retorna ao Recife tentando reconstruir a vida enquanto foge de um passado ainda cercado de mistérios.

+ 'O Agente Secreto' entra na lista de filmes favoritos de Obama em 2025

No Festival de Cannes, o filme já havia sido premiado: Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Atuação, e Kleber Mendonça Filho foi eleito Melhor Diretor, reforçando o reconhecimento internacional da produção.

Cena do filme O Agente Secreto, com Wagner Moura

O Critics Choice Awards é promovido pela Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos (BFCA) e reúne centenas de críticos de cinema e televisão. A premiação é considerada um dos principais termômetros para o Oscar, cuja cerimônia de 2026 está marcada para o dia 15 de março.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.