Samu 192 na Bahia: como acionar, quando chamar e como funciona o serviço
Samu 192 na Bahia é um serviço pré-hospitalar, gratuito e que funciona 24 horas por dia para atender diferentes ocorrências
Por Ananda Costa.
Você sabe quando deve chamar o Samu 192 na Bahia? O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) é um dos principais canais de socorro emergencial à disposição da população baiana. Atuando 24 horas por dia, o serviço visa prestar atendimento pré-hospitalar rápido e eficiente em casos de urgência e emergência.
Em julho deste ano, o serviço completou 18 anos de funcionamento em Salvador. Desde então, a capital baiana registra uma média atual de 300 ocorrências por dia, com tempo de resposta médio de até 15 minutos.
Mas quando se deve acionar o Samu? Qual o número utilizado? O que fazer depois de chamar o serviço? O Aratu On preparou um manual importante para quem precisar utilizar o atendimento.
Quando chamar o Samu192 na Bahia e em quais casos é indicado
O serviço é gerido pelas secretarias municipais de saúde e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.
O Samu 192 deve ser acionado em situações que envolvam risco à vida, como acidentes graves, quedas com lesões, dores intensas no peito, dificuldades respiratórias, convulsões, perda de consciência, intoxicações e queimaduras extensas. O serviço também atende casos de violência, como ferimentos por arma de fogo ou arma branca, além de complicações em gestantes.
Não é recomendado utilizar o Samu para casos leves ou que possam ser resolvidos em unidades básicas de saúde ou em pronto-atendimentos. Acionar o serviço de forma indevida pode atrasar o socorro a quem realmente precisa.
Como solicitar o atendimento móvel de urgência
O Samu é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações.
O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização.
Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário.
Durante todo o trajeto até o local do atendimento, a equipe médica permanece em contato com a central, recebendo orientações e, quando necessário, garantindo o encaminhamento do paciente para uma unidade hospitalar adequada.
Cidades com cobertura ativa do serviço
Em junho deste ano, o Governo Federal entregou 55 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao estado da Bahia. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais de 231 ambulâncias já foram entregues ao estado.
No total, 54 municípios foram beneficiados: Anagé, Angical, Araçás, Aramari, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Boquira, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Candiba, Chorrochó, Condeúba, Coração de Maria, Coribe, Crisópolis, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Eunápolis, Gongogi, Governador Mangabeira, Ibicaraí, Ibotirama, Ipupiara, Iramaia, Itagi, Itatim, Itiúba, Itororó, Jaborandi, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Luís Eduardo Magalhães, Barra, Camacã, Feira de Santana, Itamaraju, Manoel Vitorino, Muquém do São Francisco, Planaltino, Rodelas, Santa Terezinha, São Desidério, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sobradinho, Teixeira de Freitas, Varzedo e Vitória da Conquista.
Saúde na Bahia: veja como funciona o socorro emergencial no estado
Hospitais públicos na Bahia
A rede de hospitais públicos da Bahia é um dos pilares do atendimento gratuito à população no estado. Com unidades de referência em Salvador e hospitais regionais distribuídos pelo interior, o sistema atende milhares de pessoas diariamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), oferecendo desde atendimentos básicos até procedimentos de alta complexidade.
No ano passado, uma pesquisa inédita da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), filiada à World Federation of Intensive and Critical Care, avaliou UTIs em 707 hospitais públicos e privados no Brasil e reconheceu a excelência de quatro unidades do Governo da Bahia.
São elas: Hospital Ana Nery, Hospital do Subúrbio e Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, todas localizadas em Salvador, além do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.
Hospital da Mulher em Salvador
O Hospital da Mulher, em Salvador, é uma unidade especializada da rede pública de saúde na Bahia, voltada exclusivamente para o atendimento à saúde feminina. Localizado no Largo de Roma, o hospital tem como foco o cuidado integral às mulheres, abrangendo desde a atenção básica até procedimentos especializados.
Em sete anos, o hospital realizou mais de 3,5 milhões de atendimentos médicos e multiprofissionais, além de exames e procedimentos diversos.
Já no Serviço de Oncologia Clínica, que completou seis anos em novembro do ano passado, foram realizados mais de 90 mil atendimentos quimioterápicos — também conhecido como "Tratamento com Amor".
Vacinação na Bahia
A vacinação na Bahia apresentou avanços significativos no primeiro semestre de 2025, especialmente entre crianças e adolescentes. De acordo com balanço do Ministério da Saúde, mais de 49,9 mil doses foram aplicadas em 82,4% dos municípios baianos, com destaque para a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE).
Também foi registrado aumento no número de municípios que atingiram ou superaram a meta de 95% de cobertura para as vacinas do calendário infantil. Um exemplo é a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
O número de municípios baianos que atingiram a meta para essa vacina subiu de 165, em 2022, para 311, em 2024. A cobertura da segunda dose também cresceu de forma expressiva, passando de 26 para 201 municípios.
LEIA MAIS: Especialista alerta: injeções de vitaminas são seguras?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).