Butanvac vai ser testada com três doses, diz diretor do Instituto Butantan
A expectativa de conclusão da fase 3 de testes do imunizante é em outubro deste ano, de acordo com Dimas Covas
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, informou nesta quarta-feira (16/6), que os voluntários que participarão da primeira fase de testes da Butanvac - vacina 100% brasileira - receberão três doses do imunizante. A declaração foi durante entrevista a CNN Brasil.
O instituto iniciou o pré-cadastro para a fase de testes nesta quarta-feira e anunciou que o estudo será feito com 418 voluntários.A expectativa de conclusão da fase 3 de testes é em outubro.
“Em outubro devemos terminar os estudos clínicos e até lá poderemos ter um estoque de 40 milhões de doses. Atualmente este montante é de 8 milhões,” disse Covas, que ressaltou a importância da vacina não só para o Brasil, mas para outros países que tiveram pouco acesso aos medicamentos.
“É uma vacina promissora que pode ajudar no combate à pandemia no Brasil e em outros países com dificuldade de acesso a vacinas. A Butanvac é fácil de ser produzida, feita em uma plataforma de produção que está disponível em vários países."
Na 1ª fase, o estudo irá avaliar se a vacina é segura e quantas doses são necessárias. A Butanvac está sendo produzida com uma tecnologia já dominada pelo Butantan e já usada para a produção de outros imunizantes. Caso seja aprovada, será fabricada inteiramente no Brasil, sem a necessidade de importação de insumos.
LEIA MAIS: Centro de Reabilitação recupera pacientes e forma atletas paralímpicos na Santa Casa de Jequié
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.