Centro de Reabilitação recupera pacientes e forma atletas paralímpicos na Santa Casa de Jequié
O Centro de Reabilitação Nice Aguiar possui instalações amplas e modernas, para o atendimento de pessoas com deficiências em todas as faixas etárias.
No Sudoeste da Bahia, pacientes que necessitam de fisioterapia e tratamento de reabilitação físico-motora contam com uma unidade de saúde especializada que presta atendimento a milhares de pessoas. Funcionando na Santa Casa de Jequié, o Centro de Reabilitação Nice Aguiar possui instalações amplas e modernas, para o atendimento de pessoas com deficiências em todas as faixas etárias.
De acordo com a coordenadora técnica da unidade, Luciana Moreira, no local são tratados pacientes neurológicos: vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC); com traumatismo crânio-encefálico; lesão medular ou paciente de Parkinson. “Nas clínicas infantis, a gente tem o atraso e o desenvolvimento neuropsicomotor e a paralisia cerebral”, acrescentou.
Um desses pacientes, o pequeno Pedro, de 1 ano e 2 meses, quando puder, vai relatar uma bela história de superação. Seu nascimento, na Maternidade São Judas Tadeu, ocorreu de forma prematura e ele precisou ficar intubado por alguns dias. Ainda recebendo os cuidados da Santa Casa, a criança passa por sessões de fisioterapia.
Feliz com o tratamento do filho, Valdenice Lima disse que a resposta está sendo bastante favorável. “Ele não sentava e, agora, está passando a sentar, passando a ficar mais ativo. Ele tem um diagnóstico de baixa visão, também, mas cada semana que passa, presta mais atenção. A gente vê a mudança”, salientou.
Bebês prematuros, assistidos na UTI Neonatal da maternidade, têm a oportunidade de continuar o tratamento após alta hospitalar, no Centro de Reabilitação Nice Aguiar. Por isso, relatos como o de dona Valdenice não são incomuns na Santa Casa de Jequié.
Érica Batista deu à luz na maternidade duas vezes. O seu caçula, Heytor, de apenas seis meses, nasceu prematuro e é acompanhado mensalmente no Nice Aguiar. A mamãe conta que está feliz vendo o desenvolvimento do pequeno.
“É uma forma de superação, porque ele passou por tanta coisa, por tanto sofrimento de ficar na UTI e, hoje em dia, eu vejo ele, assim, bastante desenvolvido, pra mim é uma vitória".
Responsável pela coordenação da Neonatologia da Santa Casa de Jequié, a médica Ludmilla Campos ressalta a importância de trabalhar com profissionais especializados e uma equipe multidisciplinar para atender à demanda. “Hoje, na nossa unidade, nosso perfil epidemiológico é de 60% de pacientes prematuros”, pontuou.
ESPORTE E REABILITAÇÃO
Um diferencial do Centro Nice Aguiar são as aulas de práticas esportivas realizadas para os pacientes do pós reabilitação. Atleta paralímpica de natação, Verônica Almeida é professora especializada da unidade. Ela sonha que um dia os seus alunos possam, também, competir da mesma forma que faz.
“A maior função aqui não é somente a pós reabilitação e, sim, fazer com que a minha história sirva pra eles como exemplo e que eles consigam através dela, também, se superar”, disse a atleta da seleção brasileira.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.