Ministro interino da Saúde diz que "muitas" mortes por Covid-19 teriam sido evitadas com tratamento precoce
Ministro interino da Saúde diz que "muitas" mortes por Covid-19 teriam sido evitadas com tratamento precoce
O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que muitas mortes por Covid-19 poderiam ter sido evitadas se houvesse um tratamento precoce da doença após o diagnóstico. A declaração foi dada nesta segunda-feira (24/8), durante a inauguração da Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Ceará.
“Nós mudamos a orientação para tratamento, com base no que aconteceu no Norte e no Nordeste do país. Nosso tratamento precisa ser precoce e imediato. Aos primeiros sintomas, tem que procurar o médico, a unidade de saúde. Tem que ser diagnosticado pelo médico e tem que receber a prescrição dos medicamentos pelo médico. O paciente tem que tomar os medicamentos e ser acompanhado pelo médico, para ver se não precisa de outras intervenções. Se isso acontecer, o risco de morte cai drasticamente. Se nós tivéssemos feito isso desde o início, teríamos tido menos mortes no nosso país, eu não tenho a menor dúvida", afirmou Pazuello.
De acordo com ele, o protocolo adotado agora mudou essa orientação baseado em conversas com os secretários de Saúde sobre o que havia de mais efetivo na resposta à pandemia. Pazuello também afirmou que a testagem em massa contribui para as estratégias a serem adotadas pelos gestores. “A testagem visa uma estratégia. Ela visa dar ao gestor, ao governador, ao prefeito, ter condições de tomar decisão de gestão para a cidade ou o estado, com os dados. A testagem ampara o diagnóstico, quando necessário. Mas a testagem é muito mais importante para avaliação das estratégias de governo, por isso que os números [de testes] precisam ser altíssimos", explicou.
A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá capacidade para processar, diariamente, até 10 mil testes moleculares, do tipo PCR, em tempo real. A inauguração da estrutura faz parte da estratégia de apoio aos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen), e terá impacto em toda a região Nordeste.
LEIA MAIS: Primeiro caso de reinfecção da Covid-19 no mundo é confirmado, dizem cientistas
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.