Braga Netto passa por audiência de custódia neste sábado
General Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, foi preso na manhã deste sábado (14), no Rio de Janeiro
Fonte: Redação
O general da reserva Walter Braga Netto, ex-candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022, passa por audiência de custódia neste sábado (14). Braga Netto foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã deste sábado, em sua residência no Rio de Janeiro, acusado de obstrução de justiça no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado.
+ General Braga Netto, ex-vice de Bolsonaro, é preso pela PF no Rio de Janeiro
O mandado de prisão preventiva foi expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF. De acordo com a investigação, Braga Netto teria tentado acessar informações sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Ele também é acusado de alinhar versões entre investigados e controlar informações fornecidas às autoridades.
Em depoimento ao ministro Moraes, Mauro Cid afirmou que Braga Netto teria fornecido dinheiro aos militares conhecidos como “kids pretos”, integrantes das Forças Especiais do Exército. O grupo, segundo a delação, estaria envolvido em atividades golpistas, incluindo um plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio Moraes.
+ Em áudio, general afirmou que Bolsonaro deu aval para golpe até 31 de dezembro de 2022
A prisão de Braga Netto ocorreu em sua casa no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, onde a PF também cumpriu mandados de busca e apreensão. Após ser detido, o general foi conduzido à sede da PF e, em seguida, transferido para a 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar, zona oeste da cidade, onde ficará em uma cela especial devido ao seu posto militar.
* Com informações do SBT News
LEIA MAIS: PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto por plano de matar Lula
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).