Velório de Pepe Mujica pode ser estendido à espera de Lula

Lula está em Pequim, na China e deve chegar ao velório no final da tarde

Por Da Redação.

O velório do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, 89, realizado na tarde desta quarta-feira (14), pode ser prolongado para aguardar a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo está em Pequim, na China, com previsão de chegada a Brasília por volta das 17h.

Mujica morreu na terça-feira (13), em decorrência de um câncer no esôfago. Segundo o jornal El País, o velório deve seguir até as 15h desta quinta-feira (15), com expectativa de que o corpo seja cremado ainda no mesmo dia.

Foto: @ricardostuckert

Em entrevista a jornalistas em Pequim, Lula confirmou sua presença no funeral. “Pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica porque acho que o mínimo que a gente pode fazer é se despedir das pessoas que foram referência para nós”, declarou.

Nas redes sociais, Lula também homenageou o ex-presidente uruguaio com um carrossel de fotos e uma mensagem destacando sua trajetória. “Sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial. A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina”, escreveu. Lula ainda destacou que “a luta política e a doçura podem andar juntas”, em referência ao legado de Mujica.

A cerimônia de despedida começou com um cortejo que partiu do prédio da Presidência uruguaia, seguiu até a sede do Movimento de Participação Popular (MPP) — grupo político fundado por Mujica — e, por fim, chegou ao Palácio Legislativo, onde o público pode prestar as últimas homenagens.

Quem foi Pepe Mujica

 Pepe Mujica. Foto: José Cruz | Agência Brasil

José Alberto Mujica Cordano nasceu em maio de 1935, em Montevidéu, em uma família de classe média baixa. Cresceu na capital uruguaia, onde chegou a cursar Direito, mas não concluiu a graduação. Ainda jovem, ingressou na militância política e se tornou uma das principais figuras da resistência durante a ditadura militar no país, período no qual passou mais de 14 anos preso.

Reconhecido por sua simplicidade, discursos marcantes e postura progressista, Mujica ganhou notoriedade internacional durante seu mandato como presidente do Uruguai (2010–2015). Sua gestão foi marcada por reformas de grande impacto social, como a legalização da maconha e a descriminalização do aborto nas primeiras 12 semanas de gestação.

Em janeiro deste ano, Mujica revelou que enfrentava um câncer terminal no esôfago, com metástase, e que havia optado por interromper os tratamentos agressivos, recebendo apenas cuidados paliativos.

Leia Mais: Jerônimo se encontra com presidente da China e diz: 'Parceria firme'

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.