Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
Ex-presidente uruguaio Pepe Mujica lutava contra um câncer de esôfago e estava sob cuidados paliativos
Por Lucas Pereira.
Morreu nesta terça-feira (13), o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em decorrência de um câncer de esôfago. A informação do falecimento foi confirmada pelo atual presidente do país, Yamandú Orsi.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu em seu perfil no X.
Con profundo dolor comunicamos que falleció nuestro compañero Pepe Mujica. Presidente, militante, referente y conductor. Te vamos a extrañar mucho Viejo querido. Gracias por todo lo que nos diste y por tu profundo amor por tu pueblo.
— Yamandú Orsi (@OrsiYamandu) May 13, 2025
A esposa de Mujica, Lucía Topolanski, havia dado uma entrevista recente à imprensa do país afirmando que o companheiro estava sob cuidados paliativos, em razão do câncer.
Mujica havia tornado pública a doença em janeiro deste ano, quando anunciou que o câncer havia se espalhado por todo o seu corpo e que não seguiria com tratamentos invasivos, como quimioterapia. Desde então, sua saúde tem sido acompanhada com apreensão por admiradores dentro e fora do Uruguai.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).