MP do DF investiga Bolsonaro por associar Lula a ditador
Ex-presidente é investigado por suposta associação de Lula a violações de direitos humanos
Por Matheus Caldas.
O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DFT) abriu inquérito para investigar se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A apuração envolve a suspeita de que Bolsonaro teria publicado, em um aplicativo de mensagens, uma imagem que vincula Lula ao regime de Bashar al-Assad, ex-ditador da Síria, associando-o a execuções de pessoas LGBT+.
O caso está sob investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Inicialmente, em 7 de julho, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, havia solicitado à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito. O pedido foi motivado por denúncia feita por um cidadão. Pela legislação, cabe ao ministro da Justiça requisitar investigação sobre possíveis crimes contra a honra do presidente da República.
+ Coronel reafirma candidatura ao Senado em 2026: 'Não aceito outro cargo'
+ Extradição: Justiça italiana agenda nova audiência de Zambelli
Após manifestação do MPDFT, que reconheceu a competência da Justiça estadual para conduzir o caso, a investigação passou para a PCDF.
Em dezembro de 2024, Bashar al-Assad deixou Damasco após quase 25 anos no poder, em meio a uma ofensiva rebelde relâmpago que deu início a um período de transição no país.
+ Deputado propõe a criação do Banco Estadual de ração para animais
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).