Deputado propõe a criação do Banco Estadual de ração para animais

Projeto de lei do deputado Antônio Henrique (PP) propõe programa para captar, armazenar e distribuir doações a protetores, organizações e famílias carentes com animais de estimação

Por João Tramm.

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) deve analisar o Projeto de Lei nº 25.891/2025, que propõe a criação do Programa Banco Estadual de Ração e Utensílios para Animais. A iniciativa prevê a instalação de uma estrutura para arrecadar, armazenar e distribuir alimentos e itens destinados a cães, gatos e outros animais domésticos em situação de vulnerabilidade.

O Banco seria nutrido via doações, que poderiam vir de pessoas físicas, empresas, estabelecimentos comerciais, clínicas veterinárias, apreensões legais ou campanhas específicas. Além de rações, o banco poderia receber medicamentos veterinários, produtos de higiene, utensílios como coleiras e camas, entre outros. A comercialização dos itens distribuídos seria proibida.

+Dia Internacional do Gato: descubra 5 curiosidades sobre os felinos

Deputado propõe a criação do Banco Estadual de ração para animais; Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

+ Mutirão em Salvador realiza agendamentos para castração de cães e gatos

Justificativa do Banco Estadual de Ração

A iniciativa é do deputado estadual Antônio Henrique (PP): “Muitos protetores atuam de forma voluntária e com recursos limitados, sendo a ração o maior custo enfrentado por essas pessoas e entidades”, destacou.

Segundo o texto, o programa atenderia três grupos principais: protetores independentes, organizações de proteção animal e famílias cadastradas no CadÚnico ou em programas sociais equivalentes. A gestão ficaria a cargo do Poder Executivo, que definiria critérios para cadastramento e distribuição, com a obrigatoriedade de transparência no processo.

O projeto também autoriza parcerias com prefeituras para criar pontos de coleta e polos regionais de distribuição, além de utilizar a rede de assistência social para identificar beneficiários. 

+Ter um animal de estimação ajuda a preservar o cérebro na velhice, diz estudo

 Arquivo/ASCOM

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.