Dia Internacional do Gato: descubra 5 curiosidades sobre os felinos
O Brasil abriga cerca de 27,1 milhões de gatos domésticos, segundo o Censo Pet
Por Bruna Castelo Branco.
O Brasil abriga cerca de 27,1 milhões de gatos domésticos, segundo o Censo Pet do Instituto Pet Brasil (IPB). A espécie é reconhecida pela natureza independente e observadora, características que cativam tutores e oferecem “um tipo de carinho e lealdade únicos”. É como diz a música: "Miau, miau, miau, miau...".
+ Ter um animal de estimação ajuda a preservar o cérebro na velhice, diz estudo
+ Projeto de lei propõe multas de até R$ 10 mil por animal abandonado na Bahia
Apesar de muitas vezes serem vistos como distantes, os gatos podem ser afetuosos e apegados, expressando amor de forma única. Para celebrar o Dia Internacional do Gato, celebrado nesta sexta-feira (8), o Aratu On separou algumas curiosidades sobre os felinos — e, se você tem um em casa, não esqueça de parabenizá-lo!
-
Ronronar não é só alegria: gatos ronronam quando estão felizes, mas também podem fazer isso para se acalmar em momentos de dor ou estresse. É como um “autoabraço” sonoro.
-
Eles “amassam pãozinho” por instinto: o movimento de apertar as patinhas, como se estivessem sovando, vem da infância: filhotes fazem isso para estimular a produção de leite da mãe.
-
Orelhas de radar: cada orelha de um gato pode girar até 180° e se mover de forma independente, ajudando a localizar sons com precisão.
-
Dorminhocos profissionais: um gato adulto pode dormir entre 12 e 16 horas por dia. Filhotes e idosos chegam a bater 20 horas de sono.
-
Nariz exclusivo: assim como impressões digitais humanas, cada gato tem um padrão único no seu focinho, que nunca se repete em outro.
LEIA MAIS: Lei que proíbe testes de cosméticos em animais já está em vigor
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).