Coronel reafirma candidatura ao Senado em 2026: 'Não aceito outro cargo'
Angelo Coronel, do PSD, não descarta compor chapa com ACM Neto e afasta disputa por outros cargos
Por Matheus Caldas.
O senador Angelo Coronel (PSD) reiterou, nesta segunda-feira (11), que a meta pessoal para as eleições de 2026 é disputar a reeleição ao Senado. Em entrevista à Rádio Sociedade, ele rejeitou a possibilidade de concorrer a outro cargo e reiterou que não renunciará ao espaço na chapa majoritária, mesmo diante da possibilidade de o PT lançar uma composição puro-sangue, com Jaques Wagner e Rui Costa, do PT.
“Não serei candidato a outro cargo se não for um cargo de senador. Não aceito outro cargo. Eu estou me colocando novamente como candidato a senador porque estou filiado a um partido grande, o PSD. Se eu tivesse em um partido pequeno, ficaria mais difícil de fazer uma composição”, declarou Coronel.
Questionado sobre eventual aliança com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), Coronel não descartou a hipótese. “Já fizemos campanhas juntos em duas oportunidades. Ele é meu particular de frequentar a minha casa, detonar uísque”, afirmou.
O parlamentar ainda recordou que ACM Neto foi decisivo para sua eleição à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Existe gratidão e amizade, e isso não se apaga”, completou.
Em 2026, a Bahia terá direito a duas vagas no Senado. O problema no xadrez político baiano é atender aos interesses políticos de três nomes fortes na disputa: os já senadores Angelo Coronel e Jaques Wagner, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Com a formalização feita por Rui, o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) precisará resolver o impasse para não haver desentendimentos com o PSD, principal partido de apoio ao governo petista na Bahia.
Em maio, Wagner rechaçou a possibilidade de abdicar à disputa pela reeleição. “Tem dois já sentados da base: eu e o Coronel. Vamos fazer essa discussão mais adiante. Mas eu, por enquanto, não estou abrindo mão de nada”, afirmou, durante agenda em Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).