Jaques Wagner afasta intenção de abrir mão de reeleição ao Senado
Senador Jaques Wagner diz que diálogo sobre alianças segue, mas decisão está distante
Por Matheus Caldas.
O senador Jaques Wagner (PT) afirmou nesta sexta-feira (23) que o debate sobre a formação da base aliada para a eleição ao Senado em 2026 está em curso, mas descartou, por ora, a possibilidade de desistir da candidatura à reeleição.
Questionado sobre abrir mão da vaga em nome da unidade política entre os aliados, Jaques Wagner respondeu: “A unidade vai ser construída sem essa necessidade. Eu acho que as pessoas têm que aguardar um pouco”. Segundo ele, a ideia foi mencionada apenas como hipótese, e a definição final ainda está distante.
+ Jerônimo critica confusão na Câmara: 'Não fortalece a democracia'
Wagner comentou especulações internas que sugerem a retirada da candidatura dele à reeleição ao Senado, em 2026, em nome da manutenção da unidade da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Atualmente, a Bahia possui três senadores: Wagner, pelo PT, e Otto Alencar e Angelo Coronel, pelo PSD. Para o ano que vem, no entanto, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, já indicou intuito de disputar o Senado. Desta forma, haveria possibilidade de o PT eleger dois senadores em 2026 – Jaques Wagner e Rui –, o que vem causando descontentamento de Coronel e do PSD.
+ Rui Costa nega intenção de se candidatar a governador: ‘Fofoca’
Wagner também defendeu o direito do ministro de Rui Costa de pleitear uma vaga ao Senado. “Tem dois já sentados da base: eu e o Coronel. Vamos fazer essa discussão mais adiante. Mas eu, por enquanto, não estou abrindo mão de nada”, afirmou.
+ Wagner defende Lula e diz que fraudes no INSS cresceram com Bolsonaro
Wagner acrescentou que as articulações seguem, mas com cautela, para evitar que o debate eleitoral antecipe o calendário. “Eu combinei com eles que a gente deixa para conversar mais no final do ano. Senão vai virar só isso a conversa”, explicou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).