Extradição: Justiça italiana agenda nova audiência de Zambelli
Antes de nova audiência, deputada Carla Zambelli segue detida no presídio de Rebibbia, em Roma, no aguardo do processo de extradição
Por Da Redação.
A Justiça da Itália definiu para a próxima quarta-feira (13) a realização de uma nova audiência envolvendo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa há cerca de duas semanas em Roma, após permanecer 55 dias foragida. Atualmente, Zambelli está custodiada no presídio de Rebibbia, na capital italiana, enquanto aguarda o andamento do processo de extradição.
A sessão ocorrerá na Corte de Apelação de Roma, instância inicial responsável por analisar o caso no país europeu. Mesmo que haja parecer favorável à extradição, a decisão final caberá ao Ministério da Justiça italiano.
+ Motta encaminha à CCJ processo de cassação de Carla Zambelli
A parlamentar foi capturada em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Brasil, onde recebeu pena de 10 anos de reclusão pela invasão de sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Paralelamente, no Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta semana o julgamento da parlamentar por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, após o episódio em que perseguiu um jornalista durante as eleições de 2022. O processo, interrompido em março por pedido de vista, já conta com seis votos pela condenação de Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão, além da cassação do mandato.
Localização de Carla Zambelli em Roma
O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) que forneceu às autoridades italianas o endereço da parlamentar em Roma. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou Bonelli na segunda-feira (28).
De acordo com o parlamentar, a ação das autoridades ocorreu logo após a notificação. A brasileira foi localizada e identificada por agentes no local informado.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).