Carla Zambelli é presa na Itália, informa Ministério da Justiça

Informação da prisão de Carla Zambelli é do Ministério da Justiça

Por Juana Castro.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália. A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça.

Zambelli era considerada foragida da Justiça brasileira após ter o mandato cassado e ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão pelo envolvimento no caso de invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Carla Zambelli | Foto: Zeca Ribeiro/Arquivo/Câmara dos Deputados

Localização de Carla Zambelli em Roma

O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) que forneceu às autoridades italianas o endereço da parlamentar em Roma. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou Bonelli na segunda-feira (28).

De acordo com o parlamentar, a ação das autoridades ocorreu logo após a notificação. A brasileira foi localizada e identificada por agentes no local informado.

Pedido de extradição de Carla Zambelli

O Ministério da Justiça brasileiro já havia encaminhado um pedido formal de extradição da deputada. Com a prisão em território italiano, o processo segue agora os trâmites diplomáticos e judiciais entre os dois países.

Carla Zambelli responde à condenação por crimes ligados à tentativa de invasão de sistemas do CNJ e outros atos considerados atentatórios ao Estado democrático de direito.

STF pede prisão preventiva de Zambelli

Em junho deste ano, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli. A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Um dia antes, Zambelli revelou que havia deixado o Brasil. Ela também afirmou que pretende se licenciar do mandato e realizar um tratamento médico no exterior.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.