Saeb inicia elaboração da Lei de Governo Digital da Bahia

Saeb inicia projeto para elaboração da minuta da Lei de Governo Digital do Estado em alinhamento com a Lei Federal

Por Da Redação.

A Secretaria da Administração (Saeb) deu início ao projeto que visa elaborar a minuta da Lei de Governo Digital do Estado, em alinhamento com a Lei Federal nº 14.129/2021, que trata do mesmo tema na esfera da União. 

O pontapé inicial foi dado na quinta-feira (14), no auditório do Espaço Crescer, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do secretário da Administração, Rodrigo Pimentel. Na oportunidade, o Plano de Trabalho do projeto foi apresentado a gestores públicos e autoridades do Estado.

Seab Inicia Projeto Para Elaboração Da Minuta Da Lei De Governo Digital Do Estado| Foto:  Ascom Saeb

O objetivo do projeto é formular uma proposta preliminar de lei de Governo Digital, com diretrizes, políticas, instrumentos e estrutura de governança para a prestação de serviços digitais. Clique aqui para acessar a plataforma digital de serviços do  Governo da Bahia. 

A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência de fomento da ONU com foco em desenvolvimento global, cuja finalidade é apoiar os 170 países membros no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU).

“Esse tipo de investimento na área de tecnologia é muito importante para o desenvolvimento do Estado da Bahia”, analisou Pimentel.

O projeto prevê a avaliação do arcabouço normativo atual (Lei Federal de Governo Digital e demais legislações complementares), a identificação de lacunas e a proposição de instrumentos legais que fortaleçam a transformação digital, com foco em eficiência, transparência, acessibilidade, governança e no engajamento dos atores institucionais de governo.

+ Jerônimo envia projetos de reajuste a 43 mil servidores na Bahia

Seab Inicia Projeto Para Elaboração Da Minuta Da Lei De Governo Digital Do Estado   Ascom Saeb

O coordenador, Igor Takenami, coordenador de Transformação Digital da Saeb, citou o Fórum Digital realizado em 2024 e a recente publicação da Estratégia de Governo Digital. Acrescentou que, ainda este ano, será realizada a Oficina de Sensibilização, que abordará o tema da linguagem simples na Carta de Serviços, além do lançamento do Portal Bahia Digital e a realização de um novo Fórum Bahia Digital.

Lei 14.129: Lei do Governo Digital 

A Lei nº 14.129/2021, conhecida como a Lei do Governo Digital, busca modernizar e simplificar a forma como o governo interage com os cidadão e empresas no Brasil. Em vez de ter que lidar com burocracia e longas filas, o objetivo é tornar os serviços públicos mais fáceis, rápidos e acessíveis.

+ Se ligue nas mudanças administrativas no governo Jerônimo Rodigues 

Os principais objetivos da lei são:

 

  • Tudo na internet: A lei quer que o governo ofereça seus serviços de forma digital, pela internet, de um jeito que seja fácil para todos usarem, inclusive em celulares. O ideal é que você possa resolver suas pendências sem ter que ir a um prédio público.

  • Menos burocracia: Sabe aquela papelada e a quantidade de documentos que o governo sempre pede? A lei tenta acabar com isso. Ela diz que o governo não pode pedir documentos que já tem ou que já foram comprovados. A ideia é que os sistemas do governo conversem entre si para agilizar os processos.

  • CPF como identificação única: Em vez de ter vários números de registro para diferentes serviços (PIS, carteira de trabalho, etc.), a lei estabelece que o seu CPF deve ser o número principal de identificação. Isso simplifica bastante a vida, já que você terá um único número para todos os serviços públicos.

  • Dados abertos e transparentes: A lei exige que o governo publique seus dados de forma aberta, para que qualquer pessoa ou empresa possa usar essa informação. Isso serve para aumentar a transparência, permitir que a sociedade fiscalize o governo e até mesmo para que empresas privadas criem soluções e aplicativos úteis.

  • Assinatura digital válida: Documentos assinados eletronicamente têm a mesma validade legal que os documentos em papel, o que facilita e agiliza a comunicação e os processos.

Em resumo, a Lei do Governo Digital é um grande passo para que o Brasil tenha uma administração pública mais eficiente, transparente e focada no cidadão, usando a tecnologia para facilitar a vida de todos.

LEIA MAIS: Ministro das Comunicações nega censura e defende regulamentação digital

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.