Na Fieb, Rui Costa evita falar sobre mudança política de Angelo Coronel

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirma que discussão eleitoral ficará para 2026 e detalha investimentos em hidrovias e ferrovias no estado

Por João Tramm.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), preferiu não se aprofundar sobre a possibilidade de o senador Angelo Coronel (PSD) integrar o grupo político do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). As declarações ocorreram durante o Fórum Bahia Export 2025, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

“O ano da gente discutir a eleição é ano que vem. Eu sei que a imprensa sempre fica ansiosa, porque a política sempre apimenta muito o noticiário. Mas eu prefiro deixar o debate eleitoral para 2026. Antecipar não faz bem pra atividade, eu diria, da gestão da entrega. E nós estamos focado em enfrentar as dificuldades do Brasil e manter esse ritmo forte de geração de emprego", acrescentou, ressaltando os bons indicadores da economia nacional. 

A fala do ministro repercute,  as sinalizações de Coronel dos últimos dias. Sem espaço na composição do bloco governista, que tenta emplacar a chapa puro-sangue, o pessedista fez um gesto de aproximação ao deputado estadual Tiago Correia (PSDB), que lidera a oposição na Assembleia Legislativa da Bahia.

Na Fieb, Rui Costa evita falar sobre mudança política de Angelo Coronel; Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Rui Costa comenta obra de infraestrutura na Bahia

Durante o evento, Rui Costa apresentou ações para a implantação de hidrovias no estado. “Estão sendo implementados”, disse. Ele explicou que rios navegáveis da região Norte já possuem concessões e que a Bahia será beneficiada com a produção de balsas no Estaleiro Paraguaçu para atender rotas no Norte e Nordeste. O ministro também destacou a intenção de reativar a hidrovia do São Francisco.

Outro ponto abordado foi a utilização da malha ferroviária da Centro-Atlântica, que liga Salvador e Simões Filho a Juazeiro, passando por Alagoinhas. A proposta é reabilitar o trecho até Alagoinhas e finalizar o segmento entre Águas Claras e Simões Filho, próximo à BR-324, visando a implantação de um VLT ou trem de alta velocidade conectando Salvador a Alagoinhas, passando por cidades estratégicas como Dias D’Ávila, Mata de São João e o Polo de Camaçari.

Já o projeto do trem Salvador–Feira de Santana, segundo Rui, ainda passará por uma análise detalhada devido ao alto custo. “Precisamos garantir a viabilidade econômica antes de avançar”, concluiu.

Obras VLT; Foto: Tácio Santos

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