Comitiva do governo visita São Paulo para discutir Trem Salvador-Feira

Previsão é que trem transporte 85 mil passageiros por dia, em um percurso de 35 minutos, a uma velocidade que pode atingir até 160 km/h; tarifa deve custar cerca de R$ 50

Por Matheus Caldas.

Integrantes do governo da Bahia irão a São Paulo, na próxima segunda-feira (18), para discutir detalhes do projeto do Trem Salvador-Feira, em processo de confecção com a empresa TIC Bahia. A comitiva baiana se reunirá com empresa responsável pela construção do trem ligando a capital paulista a Campinas.

O Aratu ON obteve acesso à carta assinada pelo diretor-técnico da TIC Bahia, Danilo Ferreira, endereçada ao gerente-executivo da TIC Trens, Guilherme Veras, que recepcionará a comitiva baiana a fim de parcerias técnico-operacionais e comerciais com a empresa paulista que construirá o trem ligando São Paulo a Campinas. 

Segundo a carta, a parceria visa possíveis aproximações entre os projetos conduzidos por ambas as instituições, especialmente no que se refere à modelagem, operação e viabilidade econômica do serviço ferroviário.

Além do dirigente da TIC Bahia, estarão presentes representantes da Bahia Investe e das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Planejamento (Seplan). 

Trem Salvador-Feira deve ter trajedo de 35 minutos | Foto: reprodução / apresentação do Intercidades

Trem Salvador-Feira 

O projeto do Trem Salvador-Feira possui 98 km de extensão, está orçado em R$ 6,8 bilhões, acima dos R$ 2,6 bilhões orçados inicialmente, e deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos. 

A previsão é que, em operação plena, o trem transporte 85 mil passageiros por dia, em um percurso de 35 minutos, a uma velocidade que pode atingir até 160 km/h. O projeto ainda prevê integração tarifária com os ônibus interurbanos e metropolitanos.

A primeira estação será no novo terminal rodoviário de Salvador, em construção no bairro de Águas Claras, que passará a se chamar Terminal Rodoferroviário de Salvador, com os trens acessando uma plataforma subterrânea para embarque e desembarque. O bilhete médio do trem custará em torno de R$ 50, e o faturamento anual da empresa está estimado em R$ 1,1 bilhão, com retorno do investimento previsto para 9,8 anos.

O Trem Salvador-Feira também contempla a possibilidade de integração com outras malhas ferroviárias, como a Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol) e a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), facilitando o escoamento de cargas pelos portos de Aratu, Salvador e pelo Estaleiro Enseada.

Danilo Ferreira participou de audiência pública nesta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde apresentou o projeto aos deputados da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O projeto foi anunciado em 2023 pelo governador Jerônimo Rodrigues como "transporte rápido" entre as duas maiores cidades da Bahia. 

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida indicou que, após a viabilização da Ponte Salvador-Itaparica, o Trem Salvador-Feira deve ser priorizado pelo governo do estado. 

Trem Salvador-Feira foi discutido pelos deputados estaduais | Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

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