Jerônimo envia projetos de reajuste a 43 mil servidores na Bahia
Reajustes salariais de até 22,1% beneficiam 53 categorias do funcionalismo público estadual
Por Da Redação.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), enviou à Assembleia Legislativa seis projetos de lei que propõem reajustes salariais para mais de 43 mil servidores de 53 carreiras. A informação foi divulgada pelo próprio governador nas redes sociais.
Os aumentos, negociados com as representações sindicais, variam de 10,2% a 22,1% e serão aplicados em duas parcelas, nos anos de 2025 e 2026. Se aprovados pelos deputados estaduais, os novos salários entrarão em vigor no mês seguinte à sanção.
As propostas abrangem profissionais de diversas áreas, como Educação, Cultura, Comunicação, Gestão Pública, Obras, Fiscalização, Procuradoria e IRDEB. Em maio, o governo já havia anunciado reajustes para as forças de segurança.
+Saeb e Secti: saiba quem são novos secretários do governo Jerônimo
Jerônimo Rodrigues destacou que a iniciativa é uma forma de valorizar os servidores que, segundo ele, "cuidam da Bahia todos os dias".
+Jerônimo solicita à Alba autorização para empréstimo de R$ 4,5 bilhões
Ganhos salariais para 43 mil servidores públicos
Em nota, a Secretaria da Administração explica que os reajustes serão implementados na folha de pagamento subsequente, logo após decisão da Assembleia Legislativa, em caso de aprovação. Os percentuais foram frutos de acordos entre Governo e entidades de representação dos servidores, dentro do canal de diálogo permanente entre os trabalhadores e a gestão estadual.
Na folha do mês de maio foram beneficiadas com reajustes as carreiras da Polícia Militar, Polícia Civil e dos agentes penitenciários. Agora, com as propostas para as 53 carreiras, todos serão contemplados com ganhos salariais, após aprovação do Legislativo.
Os seis Projetos de Lei vão beneficiar as carreiras dos seguintes Grupos Ocupacionais: Artes e Cultura, Comunicação Social, Técnico Administrativo, Técnico Específico, Serviços de Apoio Técnico-Administrativo da Procuradoria Geral do Estado, Gestão Pública, Obras Públicas e Fiscalização e Regulação.
Também estão contemplados nos PLs, as carreiras de Procurador do Estado, Procurador Jurídico e Especialista em Produção de Informações Econômica, Sociais e Geoambientais, além dos cargos do Quadro Especial das Universidades e do extinto CEPED, dos cargos em comissão da Administração Direta, autárquica e fundacional, dos cargos em comissão do Magistério Público Estadual do Ensino Fundamental e Médio (Diretor, Vice-Diretor e Secretário Escolar) e das funções de confiança do Irdeb.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).