Presidente da França, Macron vem a Salvador antes da COP 30 no Brasil
Vinda de Macron a Salvador foi anunciada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, em entrevista ao Linha de Frente
Por Juana Castro.
O secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré, confirmou nesta quarta-feira (24) a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, a Salvador. O encontro ocorrerá no dia 5 de novembro, antes da COP 30, marcada para Belém, no Pará, e contará também com a presença do presidente Lula.
Em entrevista ao programa Linha de Frente, Sodré explicou que a escolha de Salvador como cidade anfitriã surgiu a partir de uma recomendação da equipe do presidente francês:
“A gente recebeu o embaixador dos polos e oceanos, que é o senhor Olivier Poivre D'Arvor, que é um assessor técnico especial do presidente Macron. Ele veio pra Salvador, nós fizemos uma visita com ele num berçário de corais que a gente tem na ilha de Itaparica, e ele voltou e disse 'olha, o presidente Macron queria que eu escolhesse uma cidade além do Belém pra visitar. Vou dizer que é Salvador'”.
Segundo o secretário, a visita de Emmanuel Macron será parte das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, incluindo a realização do Fórum Nosso Futuro. “Nós estamos construindo, em conjunto com o consulado francês, com a embaixada, governo federal, por conta dos 200 anos de relação, um fórum chamado Fórum Nosso Futuro. Vai ser dia 5 de novembro, um dia antes da abertura oficial. Ele é um fórum focado em intercâmbio de jovens, serão 100 jovens africanos, 100 jovens franceses, 100 jovens baianos...”, afirmou.
O evento está previsto para ocorrer na região da Cidade Baixa, em Salvador. “A gente vai fazer um evento provavelmente na Cidade Baixa, tá definindo alguns detalhes, mas a ideia é que o presidente Macron venha, participe da abertura. O fórum vai se prolongar mais alguns dias, ele e o presidente Lula fazem a abertura do evento e vão direto pra Belém”, acrescentou Sodré.
Veja abaixo:
França e Brasil, Macron e Lula
Em junho deste ano, a Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores verde, amarelo e azul em homenagem simbólica à visita do presidente Lula à França. Na oportunidade, ele e Macron posaram em frente ao monumento, ao lado das respectivas primeiras-damas.
A projeção luminosa, considerada um gesto de prestígio raro, reforçou os laços diplomáticos entre os dois países, que completam 200 anos de relações em 2025.
Cabe lembrar, também, que foi a primeira viagem de Estado de um presidente brasileiro à França desde 2012. A agenda incluiu encontros bilaterais e debates sobre pautas internacionais, como o acordo entre Mercosul e União Europeia e a preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro, no Brasil.
Nas redes sociais, o presidente francês agradeceu a presença de Lula e destacou a importância da parceria entre França e Brasil na busca por soluções para desafios globais. Horas depois, compartilhou uma foto ao lado de Lula, da primeira-dama Janja e de Brigitte Macron, com a torre iluminada ao fundo.
+ Opinião | Lula, a “química excelente” com Trump, e o delírio dos apaixonados
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).