Torre Eiffel é iluminada com cores do Brasil durante visita de Lula à França

A decoração na Torre Eiffel marca a primeira visita de Estado de um presidente brasileiro ao país em mais de uma década

Por Da Redação.

A Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores verde, amarelo e azul na noite desta quinta-feira (5), em homenagem simbólica à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França

+ Próxima agenda de Lula em Salvador deve ser no 2 de Julho

 Torre Eiffel, em Paris, foi iluminada com as cores verde, amarelo e azul. Foto: Redes sociais / @EmmanuelMacron

A projeção luminosa, considerada um gesto de prestígio raro, reforça os laços diplomáticos entre os dois países, que completam 200 anos de relações em 2025.

A visita de Lula marca a primeira viagem de Estado de um presidente brasileiro à França desde 2012. A agenda inclui encontros bilaterais e debates sobre pautas internacionais, como o acordo entre Mercosul e União Europeia e a preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), prevista para novembro, no Brasil.

Em publicação nas redes sociais, o presidente francês Emmanuel Macron agradeceu a presença de Lula e destacou a importância da parceria entre França e Brasil na busca por soluções para desafios globais. Horas depois, compartilhou uma foto ao lado de Lula, da primeira-dama Janja e de Brigitte Macron, com a torre iluminada ao fundo.

 

Lula recebe medalha de honra da Academia Francesa em cerimônia exclusiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condecorado com a medalha de honra da Academia Francesa durante uma cerimônia realizada nesta semana em Paris. A distinção é considerada rara e já foi entregue a apenas 19 chefes de Estado ao longo dos últimos 400 anos, entre eles Dom Pedro II.

A homenagem reforça os laços culturais entre Brasil e França, com destaque para a relação entre a Academia Francesa e a Academia Brasileira de Letras, criada com base no modelo francês.

Durante seu discurso, Lula lembrou suas origens humildes no Nordeste e afirmou estar sendo homenageado como "um cidadão brasileiro que não é acadêmico". Ele ressaltou a importância da língua como ponte entre as nações e comemorou a inclusão da palavra “multilateralismo” no dicionário francês. O presidente também destacou a riqueza do português brasileiro, moldado por línguas indígenas como o tupi-guarani e por influências africanas, como o quimbundo e o iorubá.

*Com informações do SBT NEWS

LEIA MAIS: Bolsonaro diz ter feito Pix de R$ 2 milhões a Eduardo nos EUA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.