Pré-COP30: evento sobre o cerrado acontece em Luís Eduardo Magalhães
O Cerrado Summit, o único evento pré-COP30 que ocorre fora de uma capital brasileira
Por Da Redação.
Nos próximos dias 15 e 16 de abril, o município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, sediará uma das reuniões mais estratégicas da agenda da agricultura regenerativa em cenários do Cerrado do Brasil.
+ Brasil é oficialmente anunciado como sede da COP30 em 2025
O Cerrado Summit, o único evento pré-COP30 que ocorre fora de uma capital brasileira, terá como foco único os tratados e desafios do Bioma Cerrado. No dia 15, a programação começará às 9h, no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), localizado no Complexo Bahia Farm Show.
A Aiba, em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), é a entidade co-rganizadora do evento. A decisão de realizar este evento em Luís Eduardo Magalhães não foi aleatória. Não se pode discutir o futuro do Bioma Cerrado fora de sua localização atual. Portanto, trabalhamos em conjunto com o Ministério da Agricultura para que o Cerrado Summit fosse realizado aqui, no centro do bioma.
"Queremos demonstrar ao mundo que o agronegócio aqui realizado está comprometido com a sustentabilidade e tem adotado, progressivamente, métodos de agricultura regenerativa para assegurar a estabilidade e a conservação do Cerrado", declara Moisés Schmidt, presidente da Aiba.
+ Prefeito de LEM visita TV Aratu e destaca a Bahia Farm Show 2025
A cerimônia de abertura, organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), terá a presença confirmada do Ministro Carlos Fávaro.
Além dele, estarão presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário de Agricultura do estado, Pablo Barrozo, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA, Pedro Alves Corrêa Neto, o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, e a presidente da Abapa, Alessandra Zanotto.
O Cerrado Summit será a primeira iniciativa de Aceleração de Paisagens organizada pela Aliança para Ação Regenerativa nas Paisagens (AARL), com o objetivo de elaborar um plano de ação efetivo até a COP30, que ocorrerá em Belém no segundo semestre. As bases do encontro são o financiamento da transição, as métricas de monitoramento e avaliação (MMRV) e as políticas públicas direcionadas ao Cerrado.
LEIA MAIS: Comida baiana vegana conquista espaço na Sexta-Feira Santa
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).