Como falar com o governador da Bahia? Veja canais oficiais e contatos

Conseguir, diretamente, falar com o governador da Bahia não é uma tarefa fácil, mas Jerônimo rodrigues (PT) e governo do estado possuem canais oficiais de atendimento

Por Matheus Caldas.

Por se tratar da figura que ocupa o principal posto da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) é sempre questionado e cobrado pela população para entregar projeto e resolver problemas no estado. Mas há como falar com o governador da Bahia?

Conseguir, diretamente, falar com o governador da Bahia não é uma tarefa fácil, afinal a maior autoridade da Bahia possui uma agenda controlada para atender demandas e reivindicações dos 417 municípios do estado. 

Apesar disto, o governo do estado possui canais de comunicação para atender o cidadão.

Canais de atendimento do governo da Bahia

📍 Portal de serviços

  • Endereço: ba.gov.br
  • Descrição: Centraliza centenas de serviços públicos digitais.
  • Objetivo: Permitir a resolução de demandas de forma rápida, segura e sem necessidade de deslocamento.

📲 Redes sociais oficiais

💬 Canal oficial no WhatsApp

  • Acesso direto: Clique aqui
  • Finalidade: Envio de atualizações sobre serviços públicos, programas governamentais e comunicados oficiais.

Governador Jerônimo Rodrigues (PT) | Foto: GOVBA

Como falar com o governador da Bahia?

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), utiliza canais digitais para divulgar ações do governo, prestar contas à sociedade e manter diálogo direto com a população. Os perfis oficiais nas redes sociais concentram pronunciamentos, agendas, anúncios de programas e cobertura de eventos institucionais.

A Secretaria de Comunicação (Secom) orienta que mensagens podem ser enviadas por essas redes sociais, cujas gestões são feitas por profissionais que podem responder algumas das demandas. 

A equipe do governador também ressalta que, durante pautas oficiais, Jerônimo se coloca à disposição para conversar com cidadãos nas ruas. 

📲 Redes sociais oficiais de Jerônimo Rodrigues

📢 Conteúdo compartilhado

  • Vídeos com balanços de ações do governo
  • Transmissões ao vivo de eventos e solenidades
  • Bastidores de agendas oficiais
  • Anúncios de investimentos e programas sociais
  • Interação com o público nos comentários

Por meio desses canais, Jerônimo Rodrigues busca aproximar o governo dos baianos, reforçando a transparência das ações e o acesso direto à informação.

O estado também possui assessores de imprensas em todas as secretarias e autarquias que podem auxiliar jornalistas e cidadãos com outras informações. Clique aqui e tenha acesso à lista completa.

Jerônimo durante exibição do podcast

Quem é Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues Souza nasceu em 3 de abril de 1965, no povoado de Palmeirinha, no município de Aiquara, cidade com cerca de seis mil habitantes, no território do Médio Rio de Contas da Bahia. 

É engenheiro-agrônomo, formado pela Universidade Federal da Bahia, em 1991, mestre em Ciências Agrárias pela mesma universidade (1997) e especialista em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Desde 1995, é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Coordenou os Programas de Governo Participativo do ex-governador Rui Costa (PT), nas eleições de 2014 e 2018, atuando na elaboração de projetos como as policlínicas regionais de saúde, o Programa Primeiro Emprego e iniciativas de assistência estudantil.

Foi secretário estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia entre 2015 e 2019, e de Educação, de 2019 a 2022. Antes de assumir as pastas, ocupou funções no governo federal durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), de 2011 a 2014, como secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional de Desenvolvimento Territorial, secretário executivo do Programa Proterritórios/Cumbre Ibero-Americana e assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário.

Também atuou como assessor especial na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (2007 a 2010) e na Secretaria do Planejamento (2010). Foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Conselho da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e do Conselho de Administração da Fundação Luís Eduardo Magalhães.

Em 2022, venceu ACM Neto (União) no segundo turno, com 49,5% dos votos válidos. Foi eleito com votos de 4.019.830 dos baianos. 

Jerônimo tira foto com população | Foto: Daniel Pujol/GOVBA

Família do governador Jerônimo Rodrigues

Aos 60 anos, Jerônimo é casado com a engenheira agrônoma Tatiana Velloso, professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), onde tem doutorado em geografia. Ela é graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Jerônimo Rodrigues e Taiana se conheceram quando o agora governador se mudou para Cruz das Almas, no final da década de 1980, vindo de Jequié. Ambos fizeram faculdade de Engenharia Agrônima juntos, no campus da Ufba da cidade situada a 151 km de Salvador. 

O casal tem um único filho: João Gabriel Velloso, de 21 anos. Nas redes sociais, Jerônimo é reservado quanto à rotina da família, mas compartilha registros de Tatiana e João. 

Religião de Jerônimo

O governador Jerônimo Rodrigues é católico desde jovem. Na infância, foi coroinha em uma igreja – o cargo é destinado a crianças ou adolescentes que auxiliam o padre no serviço litúrgico durante a missa e outras celebrações.

Ele adota tom discreto no que se refere à religião, mas frequentemente publica registros participando de celebrações religiosas.

Quando foi eleito governador, no final de 2022, um dos primeiros atos foi ir à Igreja do Bonfim, em Salvador, para agradecer e pedir bênçãos ao Senhor do Bonfim.

“Como é de todo bom cristão, quem pede, agradece, mas agradece pedindo mais. Pedindo que a paz continue no nosso país, que acabe essa divisão perversa de dois Brasis que não existem, é um Brasil só, um povo só, e pedir para que Deus ilumine Lula, para que ele possa conduzir pelo caminho da unidade um país ferido por conta da fome e do desemprego, mas abençoado por Deus”, disse Jerônimo à imprensa, à época.

Embora se considere católico, o governador da Bahia possui relações com as tradições sagradas indígenas, por conta das origens familiares – ele é o primeiro governador baiano autodeclarado indígena.

Apesar das preferências religiosas, Jerônimo já realizou agendas oficiais em eventos em diversos templos católicos, neopentecostais, e cerimônias sagradas indígenas e celebrações em terreiros de religiões de matriz africana.

Leia mais:

+ Qual religião de Jerônimo Rodrigues? Veja perfil do governador da Bahia

+ Quantos filhos Jerônimo Rodrigues têm? Conheça família do governador da Bahia

+ Como falar com o governador da Bahia? Veja canais oficiais e contatos

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.