Após corte no ministério, Jader Filho garante que ‘recursos são suficientes’

Em entrevista ao Aratu 24 Horas, chefe da pasta das Cidades afirma que mesmo após corte no ministério, Jader Filho garante que ‘recursos são suficientes’

Por João Tramm.

Após corte no ministério, Jader Filho garante que ‘recursos são suficientes’. Em entrevista ao Aratu 24 Horas, o ministro das Cidades afirmou que os recursos disponíveis são suficientes para garantir a continuidade das ações do governo federal, especialmente do Minha Casa, Minha Vida.

“Posso garantir que os recursos que nós temos hoje dentro do Ministério das Cidades são suficientes para que nenhuma obra, para que nenhum serviço seja paralisado”, declarou o ministro.

Após corte no ministério, Jader Filho garante que ‘recursos são suficientes’

O papo foi ao ar nesta segunda-feira (27), durante o quadro Papo de Política, comandado pelos jornalistas Alex Silvestre e João Tramm. Ainda durante a entrevista, o ministro, que recebeu o título de cidadão baiano na última semana, comentou o programa Reforma Casa Brasil, um aceno da gestão Lula com a classe média. O programa aumentou interesse do brasileiro em buscas de reformas.

Após corte no ministério, Jader Filho garante que ‘recursos são suficientes’

O corte faz parte do Decreto de Programação Orçamentária e Financeira do 4º bimestre de 2025, publicado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento e Orçamento (MPO). Ao todo, foram R$ 12,1 bilhões bloqueados em despesas discricionárias e emendas parlamentares, atingindo principalmente as pastas da Saúde e das Cidades.

Mesmo diante do contingenciamento, Jader Filho destacou que a execução do Minha Casa, Minha Vida segue acelerada em todo o país — com destaque para o desempenho da Bahia, onde mais de 100 mil novas unidades habitacionais foram contratadas desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Só na Bahia já são mais de 100 mil novas unidades do Minha Casa, Minha Vida contratadas desde o início do terceiro mandato do presidente Lula. Nós estamos chegando a 1,85 milhão de unidades habitacionais contratadas no país e mais de 1,1 milhão em obras”, afirmou.

O ministro adiantou ainda que o governo deve superar a meta inicial de 2 milhões de moradias até o fim de 2025, antecipando o objetivo traçado para os quatro anos de mandato.

“O presidente Lula nos deu uma meta de 2 milhões de casas em quatro anos. Vamos bater essa meta agora em dezembro e, com isso, ampliar o objetivo para 3 milhões de unidades. Precisamos recuperar o tempo perdido, já que o Minha Casa, Minha Vida ficou paralisado durante quatro anos”, completou.

Classe Média e Eleição de 2026

Jader Filho explicou que o programa abrange diferentes faixas de renda, incluindo classe média, municípios de pequeno porte, zonas rurais e entidades comunitárias, além de linhas específicas de financiamento. Assim, a pouco mais de um ano das eleições de 2026, o Ministério das Cidades é uma das principais vitrines do governo Lula.

“A classe média está inserida nisso, assim como os municípios abaixo de 50 mil habitantes, o Minha Casa Minha Vida Rural, o Urbano e o Entidade. Todos compõem a meta que vamos alcançar agora em dezembro”, detalhou.

Reforma Casa Brasil se consolida como uma das principais apostas do governo Lula para sustentar o avanço na popularidade do presidente. O programa se soma a iniciativas como o Gás do Povo, que prevê botijão gratuito para famílias, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, que já foi aprovado na Câmara, e a isenção da conta de luz para famílias de baixa renda. Neste último, mais de 1 milhão de baianos estão aptas a receber o benefício.

COP 30

Na Aratu, ministro Jader Filho  ainda defendeu que COP 30 foque em 'justiça urbana'. Segundo ele, não é possível discutir meio ambiente sem levar em conta a realidade das cidades e das populações mais vulneráveis.

“Nós precisamos inserir o tema urbano porque temos que levar infraestrutura para as nossas cidades. As pessoas precisam estar inseridas nisso. Eu tenho dito uma coisa: não haverá justiça climática se não houver a justiça urbana”, afirmou o ministro.

Ministro das Cidades, Jader Filho, participou do Aratu 24 Horas nesta segunda-feira

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.