Governo lança ‘Gás do Povo’ com botijão gratuito para famílias; entenda

Gás do Povo deve beneficiar cerca de 50 milhões de pessoas com até seis recargas por ano

Por Ananda Costa.

O Governo Federal publicou nesta sexta-feira (3) a regulamentação do programa Gás do Povo, que tem como objetivo distribuir botijões de gás de 13 kg para até 15,5 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

Veja como vai funcionar o novo 'Gás do Povo'. Foto: Pedro Ventura | Agência Brasil

O programa, que substitui o antigo Auxílio Gás, deve beneficiar 50 milhões de pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, atualmente equivalente a R$ 759. 

A seleção dos beneficiários ocorrerá de forma automática, de acordo com a disponibilidade orçamentária, sendo dada prioridade às famílias inscritas no programa Bolsa Família, que já disponibilizou o calendário de pagamentos do mês de outubro. 

Veja como vai funcionar o ‘Gás do Povo’

Foto: Gov Ba

Como vai funcionar o novo auxílio? O modelo atual de pagamento em dinheiro será substituído por um vale-gás. O beneficiário irá até uma revenda credenciada mais próxima.

Na hora da retirada, apresentará um vale eletrônico por meio de um aplicativo, cartão, QR Code ou pelo próprio cartão do Bolsa Família.

O desconto será aplicado na hora, e o cidadão não pagará nada pelo botijão de gás. O valor do frete para entregas em casa não está incluído no benefício. Se a família quiser recebê-lo em domicílio, terá que arcar com esse custo adicional.

Caso não exista uma revenda participante do programa no município, o beneficiário deverá se dirigir à cidade mais próxima que tenha uma. Grandes distribuidoras serão obrigadas a garantir a oferta em municípios sem revendas.

Quantos botijões vou receber por ano?

A quantidade não será igual para todos e vai depender do tamanho da família:

Famílias com 1 ou 2 pessoas: 3 botijões por ano (1 a cada 4 meses).

Famílias com 3 pessoas: 4 botijões por ano (1 a cada 3 meses).

Famílias com 4 pessoas ou mais: 6 botijões por ano (1 a cada 2 meses).

Quando começa?

A transição para o novo modelo terá início em novembro de 2025. A previsão do governo é que todas as 15,5 milhões de famílias estejam incluídas no programa até março de 2026.

LEIA MAIS: Outubro Rosa: Sesab oferta mamografias gratuitas na Bahia durante mês

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.