Outubro Rosa: Sesab oferta mamografias gratuitas na Bahia durante mês
As mamografias gratuitas ofertadas pela Sesab durante o Outubro Rosa acontecem em Salvador e cidades do interior
Por Lucas Pereira.
Durante o Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) vai ofertar cerca de 40 mil mamografias gratuitas em toda a Bahia. O evento inaugural de atendimentos acontece nesta quarta-feira (1), na Arena Fonte Nova, a partir das 7h.
Com a mudança recente nas diretrizes do Ministério da Saúde, mulheres entre 40 e 69 anos estão aptas para fazerem o exame de mamografia. Antes, a idade base era a partir de 50 anos. De acordo com a Sesab, na capital baiana, os exames vão ser realizados em unidades móveis com capacidade de realizar até 154 procedimentos por dia.
Os serviços ficarão nos bairros: Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe, Caminho das Árvores. O calendário está disponível nas redes sociais da secretaria e no final da matéria.
Vale pontuar que é preciso realizar agendamento no site BA.Gov, precisando escolher a unidade em que se deseja fazer o exame.
Por sua vez, os atendimentos no interior do estado, serão realizados pelas 24 Policlínicas Regionais, que ficam em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. O público-alvo deve procurar as secretarias municipais de Saúde para realizar o agendamento dos exames.
Calendário de atendimentos para mamografias em Salvador
Em todos os locais abaixo, os atendimentos para mamografias em Salvador, acontecem por meio de agendamento e sempre das 7h30 às 17h. Confira o calendário:
PAF-UFBA (Ondina)
Entre 2 e 4 de outubro
Hospital Professor Eládio Lassére - Cajazeiras
Entre 2 e 7 de outubro
Vila Militar (Dendezeiros) e Salvador Norte Shopping
Entre 2 e 25 de outubro
Uneb, Mansão do Caminho, Atakadão Cajazeiras e Policlínica de Escada
Entre 2 e 31 de outubro
Cican (Av. Vasco da Gama)
Entre 6 e 31 de outubro
Sesab (CAB)
Entre 9 e 15 de outubro
Colégio Estadual Marcílio Dias (S.Tomé de Paripe)
Entre 17 e 22 de outubro
Casa da Mulher Brasileira
Entre 24 e 31 de outubro
Hospital Ana Nery e Lar Harmonia
Entre 27 e 31 de outubro
Dados sobre câncer de mama
O câncer de mama é uma das principais neoplasias que afetam as mulheres e continua sendo um desafio relevante para a saúde pública. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar 4.230 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo o tipo de neoplasia que mais atinge mulheres no estado e no país.
Em 2025, até o dia 18 de setembro, a Bahia registrou 912 óbitos por câncer de mama. Em 2024, durante o ano inteiro, foram contabilizadas 1.349 mortes pela doença, enquanto que em 2023 foram 1.224.
Quando contabilizadas as internações pela doença, em 2025, até o dia 18 de setembro, foram 2.842. No ano de 2024 esse número chegou a 5.259 e em 2023 foram 4.013 internações por conta do câncer de mama.
Atualmente no Brasil, há duas leis que garantem direitos importantes para mulheres, em relação ao câncer de mama: a Lei 12.802/2013 e a Lei 11.664/2008. A primeira garante o direito à reconstrução mamária pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Já a segunda, assegura o direito à realização de mamografia pelo SUS para detecção e tratamento da doença.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).