AO VIVO Últimas Notícias
22/04/2021 17h54 | Atualizado em 22/04/2021 18h33

MPF denuncia Weintraub por improbidade administrativa; falas do ex-ministro foram analisadas

Estão no escopo da investigação falas do ex-ministro como aquela em que afirmou haver "plantações extensivas de maconha" nas universidades públicas, "a ponto de precisar de borrifador de agrotóxico".

MPF denuncia Weintraub por improbidade administrativa; falas do ex-ministro foram analisadas Foto: Agência Brasil
Da Redação

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub por improbidade administrativa, apontando uma série de afirmações "dolosamente incorretas ou distorcidas" sobre as universidades públicas brasileiras, feitas quando ele ainda chefiava a pasta.

Para a procuradora Luciana Loureiro Oliveira, Weintraub atentou contra princípios da administração pública como os da moralidade, da honestidade e da lealdade às instituições. Segundo ela, as "fake news" foram proferidas com "o claro propósito de desacreditar" as instituições de ensino.

Estão no escopo da investigação falas do ex-ministro como aquela em que afirmou haver "plantações extensivas de maconha" nas universidades públicas, "a ponto de precisar de borrifador de agrotóxico". Ele disse isso em entrevista ao portal Jornal da Cidade Online, mas jamais apresentou provas. O MPF afirma que Weintraub se baseou em casos isolados de consumo de drogas em ambientes universitários, inclusive recriminados pela polícia, para fazer uma "suposição genérica", posteriormente repedida em audiência pública na Câmara dos Deputados.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação