Secretário de Planejamento fala sobre ponte Salvador-Itaparica e PDI 2035
Além do Plano de Desenvolvimento Integrado 2035 (PDI), o secretário de Planejamento Cláudio Peixoto falo sobre mudanças climáticas e a ponte Salvador-Itaparica
Por Lucas Pereira.
Entrevistado do programa Linha de Frente, da rádio Antena 1 Salvador, nesta quinta-feira (3), o secretário de Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, falou sobre diversos temas, incluindo o Plano de Desenvolvimento Integrado 2035 (PDI) e a ponte Salvador-Itaparica.
O PDI é um plano estratégico que busca orientar o desenvolvimento do estado até o ano de 2035. Nele há mobilização de recursos humanos, tecnológicos, políticos, financeiros e normativos para direcionar as ações dos diferentes atores sociais em direção a um desenvolvimento sustentável.
Questionado pelo jornalista Pablo Reis se o documento deve ser cumprido à risca e seguido obrigatoriamente, Peixoto contou que não, mas que o PDI serve como um “norte” para o governo estadual.
“Não é obrigatório, mas é um norte, um balizador. Obviamente a alternância dos governos podem rever o plano. O plano é dinâmico. O que a gente espera é que, pelo menos, as grandes linhas gerais do plano sejam mantidas, porque plano deve ser de estado e não de governo”, explicou.
De acordo com o secretário, a partir de demandas, críticas e sugestões, as decisões e direções são tomadas a partir de reuniões com os demais secretários de estado. Inclusive, já se iniciaram tratativas para um PDI voltado para 2050.
“A gente pega esses temas, estratifica e vai discutir os grandes problemas daquilo ali e quais são as ações para mitigar eles. Essas ações se desdobram em programas, em ações, em projetos que vão para os respectivos instrumentos, seja plano plurianual, de médio prazo e as dos orçamentos anuais, né? Mas sempre com uma base com um cenário estratégico de longo prazo”, contou.
Ponte Salvador-Itaparica e Cidade Baixa
Questionado pelos ouvintes da rádio, o secretário de Planejamento afirmou que a ponte Salvador-Itaparica “vai sair”:
“A ponte vai sair sim. Recentemente foi feita a assinatura do contrato com a empresa chinesa responsável, ganhou a licitação. Foi uma concertação muito complexa, para se chegar a um termo e houve a participação do Tribunal de Contas do Estado, que fez a mediação. Depois da pandemia, os custos da construção civil cresceram de forma exorbitante e houve a necessidade de reequilíbrio e readequação. Por isso demorou muito tempo fazendo essa negociação”, disse.
Vídeo detalha projeto da Ponte Salvador-Itaparica; assista
Um dos ouvintes perguntou “como ficará a Cidade Baixa de Salvador, em 30 anos, se houver aumento do nível do mar?”. Apesar de dizer que não tem como responder isso no momento, o secretário apontou que “no momento das discussões sobre Salvador, Região Metropolitana, mobilidade, as questões climáticas, fatalmente iremos discutir [essa questão]”.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).