Por pouco! Motociclista 'salva' estudante de perder Enem em Salvador
Motociclista por aplicativo não cobrou corrida de estudante para evitar que ela se atrassasse para prova do Enem; veja vídeo
Por Juana Castro.
O fechamento dos portões para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - sempre gera momentos de tensão, e neste domingo (16), segundo dia de provas, não foi diferente. Em Salvador, um gesto de solidariedade por parte de um motociclista que trabalha por aplicativo assegurou que uma candidata conseguisse entrar a tempo para realizar a prova.

A situação aconteceu no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A estudante, que havia saído da região da Estrada das Barreiras, chegou ao local de aplicação faltando apenas dois minutos para o horário limite. Ao notar a possibilidade de atraso, o motociclista, cujo nome é Mateus, decidiu não cobrar os R$ 5 da corrida, permitindo que a candidata não perdesse tempo com o pagamento e pudesse acessar rapidamente o local de prova.
No entanto, uma servidora da Secretaria da Educação, que acompanhava a movimentação e presenciou a atitude. Ela ficou sensibilizada pelo gesto de Mateus e pagou o dobro (dez reais) para o trabalhador, como forma de reconhecimento e agradecimento pela iniciativa com a estudante.
Outras pessoas que estavam no local comemoraram e aplaudiram a cena, que foi registrada em vídeo pela jornalista Kelly Hosana. Confira abaixo:
Por pouco! Motociclista 'salva' estudante de perder Enem em Salvadorhttps://t.co/xAljJPlA22
— Aratu On (@aratuonline) November 16, 2025
Vídeo: Kelly Hosana pic.twitter.com/0oz2vWlJeB
Gabarito oficial do Enem
O Gabarito oficial do Enem 2025, referente ao primeiro dia de aplicação da prova, foi disponibilizado pelo Inep na última quinta-feira (13). Já o deste domingo (16) deve ser divulgado nos próximos dias.
Neste segundo dia de provas, os estudantes responderam a 90 questões objetivas, divididas igualmente entre Matemática e Ciências da Natureza.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).