Enem 2025: Tudo o que o candidato precisa saber para o segundo dia de provas

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo (16)

Por Bruna Castelo Branco.

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo (16), com provas de ciências da natureza e matemática. A Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) informou que, em função da prova, será mantido o esquema especial de transporte para garantir o deslocamento seguro e tranquilo dos candidatos. Além do reforço na frota, os estudantes continuarão a contar com a gratuidade nos ônibus.

O gabarito oficial do primeiro dia de exame já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). A aplicação começa às 13h30 e termina às 18h30 — meia hora mais cedo em relação ao primeiro dia. A saída sem o caderno de provas será permitida a partir das 15h30; para levar o caderno, o participante deve permanecer na sala até as 18h.

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo (16). | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Tempo adicional

Participantes com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Inep terão direito a 60 minutos extras. Para quem obteve aprovação no recurso de vídeoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos.

Cartão de Confirmação de Inscrição

Disponível na Página do Participante, o cartão reúne informações como local de prova, data e horário da aplicação, número de inscrição, dados sobre atendimento especializado, nome social (quando solicitado) e o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira.

O documento não é obrigatório no dia do exame, mas o Inep recomenda que seja levado impresso para facilitar o acesso ao local.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Documentação

É necessário apresentar documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme o edital.

Serão aceitos: Carteira de Identidade, documentos profissionais de conselhos de classe, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitida após 27 de janeiro de 1997. Documentos digitais com foto — como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital — também poderão ser apresentados nos aplicativos oficiais ou no app Gov.br.

Para estrangeiros, são válidos: passaporte; identidade emitida pelo Ministério da Justiça, incluindo para refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM); e documentos equivalentes de países do Mercosul. Versões digitais de CRNM e DPRNM serão aceitas se apresentadas pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante.

Caneta

As respostas devem ser preenchidas com caneta esferográfica preta de material transparente. Participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão usar caneta de tinta colorida, também transparente, apenas no caderno de questões. O cartão-resposta deve ser preenchido exclusivamente com tinta preta.

A saída sem o caderno de provas será permitida a partir das 15h30. | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Objetos eletrônicos

Equipamentos eletrônicos são proibidos e devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos, que deve permanecer lacrado e colocado sob a carteira. Devem ser guardados no envelope, ainda, óculos escuros, itens de chapelaria, canetas não transparentes, materiais de papelaria e quaisquer objetos não permitidos. Lanches serão permitidos após vistoria.

Declaração de comparecimento

Quem precisar comprovar presença deve emitir a declaração na Página do Participante e apresentá-la impressa ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornecerá o documento após a aplicação.

Equipamentos eletrônicos são proibidos e devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos, que deve permanecer lacrado e colocado sob a carteira. | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Reaplicação

Participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão direito à reaplicação do exame, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito na Página do Participante entre 17 de novembro e 12h de 21 de novembro (horário de Brasília). A reaplicação também atende quem faltou por problemas logísticos ou por doenças infectocontagiosas, conforme o edital. O inscrito refaz apenas o dia de prova em que sua participação foi inviabilizada.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.