Enade 2025: Estudantes devem preencher formulário até sábado

Os estudantes que vão fazer a prova do Enade 2025 devem preencher o formulário de informações até este sábado

Por Lucas Pereira.

A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2025 para os cursos de bacharelado e superiores de tecnologia acontece neste domingo (23). Assim, os estudantes devem preencher o formulário de informações até às 23h59 deste sábado (22).

 Os estudantes que vão fazer a prova do Enade 2025 devem preencher o formulário de informações até este sábado. Foto: Divulgação

O Enade é realizado anualmente e voltado aos estudantes que estão concluindo o curso. A participação no exame é obrigatória e condição indispensável para a conclusão do curso de graduação.

A prova avalia a qualidade dos cursos da educação superior, por intermédio do desempenho dos estudantes da graduação (bacharelados e superiores de tecnologia). Nesta edição, participam estudantes habilitados vinculados às áreas relativas ao grau de bacharel listadas no edital, como administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.

Para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

Os locais de prova para o Enade 2025 já foram divulgados e podem ser conferidos no Sistema Enade. O estudante deverá acessar o Portal Gov.br, com CPF e senha cadastrados.

Questionário do estudante

 Para os estudantes inscritos como concluintes habilitados ao Enade de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, o preenchimento completo do questionário do estudante é requisito necessário para a visualização do local da prova, que estará disponível para consulta no Sistema Enade.

O documento tem a função de levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos de formação.

Aplicação do Enade 2025

A aplicação da prova seguirá o horário de Brasília e terá quatro horas de duração, conforme a seguinte programação:

Abertura dos portões: 12h;

Fechamento dos portões: 13h;

Início da prova: 13h30;

Término da prova: 17h30.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) somente vai atestar a efetiva participação do estudante inscrito como concluinte habilitado ao Enade de curso de bacharelado e superiores de tecnologia a partir do preenchimento do questionário do estudante e assinatura da lista de presença na sala de prova, desde que não haja registro de eliminação.

A prova do Enade 2025

As provas do Enade serão compostas por uma parte de formação geral e uma de componente específico próprio de cada área de avaliação.

- A parte de formação geral terá 15 questões de múltipla escolha. Os itens se baseiam em princípios dos direitos humanos.

- A parte de componente específico de cada área de avaliação terá 30 questões de múltipla escolha e uma questão discursiva. Serão avaliadas a clareza, coerência, coesão e estratégias argumentativas do texto redigido pelo candidato.

A divulgação dos gabaritos preliminares das provas objetivas está agendada para 5 de dezembro, no portal do Inep.

Os resultados de desempenho individual nas avaliações teóricas do Enade 2025 serão disponibilizados ao estudante no Sistema Enade, por meio do boletim de desempenho do estudante em 18 de setembro de 2026.

 Os estudantes fazem o Enade no próximo domingo; antes é preciso preencher o formulário. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Polêmica no Enem

As provas do Enem, sob responsabilidade do Inep, foram aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro e a edição 2025 do certame foi marcado por uma grande polêmica em torno da segurança da avaliação, após surgir uma suposta divulgação antecipada de questões muito similares às aplicadas na prova, em uma aula ao vivo no YouTube.

Com a repercussão, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, anunciou a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio e o acionamento de uma investigação da Polícia Federal na tarde desta terça-feira (18). Na noite de segunda-feira (17), participantes já levantavam suspeitas de vazamento do Enem nas redes sociais.

Edcley Teixeira, que vende materiais de mentoria para vestibulandos e é estudante de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), transmitiu ao vivo, no dia 11 de novembro, a resolução de ao menos cinco questões muito similares às que constavam no segundo dia de aplicação do exame (16 de novembro, último domingo).

Edcley Teixeira pagava R$10 por questão de pré-teste

Estudantes que participaram do Prêmio Capes de Talento Universitário de 2024, voltado para universitários do 1° ano do ensino superior, revelam que eram incentivados por Edcley Teixeira a decorar o maior número de questões possível, mediante pagamento de R$ 10,00  por cada item e possibilidade de bonificação conforme o detalhamento.

“Ele falava que pagaria nossa passagem para sair de Sobral (CE) e ir até Fortaleza participar do Talento Universitário. Dizia que gostava muito desse prêmio e que queria incentivar nossa participação”, relata um aluno que preferiu não se identificar, ao g1. 

Edcley Teixeira teria descoberto que a prova da premiação é utilizada como um teste de questões que poderiam integrar o Enem. A informação, contudo, jamais foi divulgada pelo Ministério da Educação. No comunicado, a pasta confirma a realização de pré-testes do Enem, mas não menciona o Prêmio CAPES.

“Ele pedia para a gente memorizar o maior número de perguntas possível: as imagens, os contextos, os conteúdos abordados. Mandamos tudo para ele. Não tínhamos noção do que estava acontecendo. Achei que ele quisesse ideias para montar simulados.” A reportagem do G1 afirma ter tido acesso a comprovantes de Pix, depoimentos de alunos e mensagens de Whatsapp que comprovam as transações.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.