Hugo Calderano é barrado nos EUA após visita a Cuba em 2023

Brasileiro Hugo Calderano foi proibido de entrar nos EUA porque visitou Cuba em 2023

Por Da Redação.

O brasileiro Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, foi impedido de entrar nos Estados Unidos (EUA) por ter visitado Cuba em 2023. A decisão se baseia em uma regra de 2015 que restringe o acesso ao país a viajantes que tenham passado por territórios considerados sensíveis pela legislação americana.

Hugo Calderano | Foto: reprodução/Instagram/WTT

Segundo a assessoria do atleta, Calderano tentou entrar nos EUA usando o programa de isenção de visto, válido para cidadãos de 42 países. Ele utilizou o passaporte português - já que Portugal integra a lista -, mas foi barrado ao ser identificado como viajante recente de Cuba, um dos países vetados pelo sistema.

O programa, conhecido pela sigla ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem), permite visitas de até 90 dias para turismo ou negócios sem a necessidade de visto, desde que determinadas condições sejam respeitadas. Uma das regras prevê a exclusão de quem tenha visitado, desde 12 de janeiro de 2021, países como Coreia do Norte, Irã, Iraque e Cuba.

A regra, implementada como medida antiterrorismo em 2015, passou a incluir Cuba em 2023, durante o governo do presidente Joe Biden. Com isso, Calderano, que esteve na ilha caribenha no ano passado para disputar o Campeonato Pan-Americano e a qualificatória para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, perdeu o direito ao benefício.

De acordo com a assessoria do atleta, uma tentativa de obter um visto emergencial regular foi feita para que ele pudesse participar de um torneio em Los Angeles, previsto para começar na sexta-feira (4). No entanto, o pedido foi negado pelas autoridades americanas.

Nas redes sociais, Hugo Calderano lamentou ficar de fora do torneio: "Infelizmente não poderei disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas devido a um impedimento burocrático para entrada nos Estados Unidos. Lamento ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos."

Imagem: Reprodução/Instagram

+ Casal de ouro! Bruna Takahashi e Hugo Calderano chegam à final do WTT

Entenda o programa de isenção de visto dos EUA que barrou Hugo Calderano

O Visa Waiver Program (Programa de Isenção de Visto) permite que cidadãos de países participantes viajem aos Estados Unidos por até 90 dias para fins de turismo ou negócios. O processo exige apenas o preenchimento online do ESTA, mediante uma taxa de US$ 21 (cerca de R$ 114).

Apesar de mais simples e barato do que a obtenção de um visto regular, o ESTA impõe restrições rígidas. Entre elas, a proibição para viajantes que tenham estado em países considerados de risco após a data determinada pela legislação americana.

+ Donald Trump ameaça deportar Elon Musk dos Estados Unidos

Países participantes do programa de isenção de visto dos EUA

Alemanha
Andorra
Austrália
Áustria
Bélgica
Brunei
Catar
Chile
Coreia do Sul
Croácia
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Hungria
Irlanda
Islândia
Israel
Itália
Japão
Letônia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Mônaco
Noruega
Nova Zelândia
Países Baixos
Polônia
Portugal
Reino Unido
República Tcheca
San Marino
Singapura
Suécia
Suíça
Taiwan

O Brasil não integra o programa, razão pela qual cidadãos brasileiros precisam obter visto regular para entrar nos Estados Unidos, mesmo que tenham dupla cidadania.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.