OMS diz que ajudará Brasil a frear pandemia após encontro com ministro da saúde; "realmente terrível"
Ministro também se reuniu recentemente com a embaixada da China, para garantir o abastecimento de insumos.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, afirmou que chegou a um entendimento com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para permitir que técnicos da agência mundial possam trabalhar para ajudar o Brasil a lidar com a crise sanitária. Segundo o colunista Jamil Chade, do Uol, o ministro descreveu a situação do Brasil como "realmente terrível".
"Discutimos como a situação é séria no Brasil e ele (Queiroga) começou descrevendo a situação que é realmente terrível, e o que ele gostaria de fazer [...] Concordamos no caminho a seguir", explicou Tedros. Segundo ele, a OMS está comprometida em ajudar "de todas as maneiras possíveis".
A reunião aconteceu no último sábado (3/4), mas os detalhes só foram divulgados nesta terça (6). O encontro foi importante pois o presidente Jair Bolsonaro já criticou publicamente as recomendações da OMS dversas vezes e o ex-chanceler Ernesto Araújo tentou minar qualquer ação que pudesse dar maiores poderes para a entidade.
Queiroga, além do gesto de aproximação, pediu maior acesso às vacinas. "Teremos novas reuniões e especialmente sobre detalhes das ações que devem ser tomadas. Haverá um engajamento de especialistas de alto escalão", explicou o chefe da OMS.
Ainda segundo o colunista, o ministro também se reuniu recentemente com a embaixada da China, para garantir o abastecimento de insumos. Fontes dentro da OMS revelaram que, nos últimos meses, técnicos da instituição estiveram presentes no Brasil avaliando a crise, mas optaram por não fazer anúncios para não abrir uma divergência com o governo de Bolsonaro. Em certas ocasiões, a cooperação foi com os governos estaduais.
LEIA MAIS: Shoppings, comércio de rua e salões de beleza voltam a funcionar em Salvador; saiba como
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.