Idosos flagrados na rua durante pandemia de coronavírus terão aposentadoria cortada: verdade ou mentira?
Idosos flagrados na rua durante pandemia de coronavírus terão aposentadoria cortada: verdade ou mentira?
As pessoas com mais de 60 anos fazem parte do grupo de risco para o coronavírus e, por isso, devem ficar em casa e evitar contato externo até segunda ordem. Porém, uma mensagem que está circulando no WhatsApp diz que, a partir desta sexta-feira (20/3), os idosos flagrados na rua durante a epidemia terão o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cortado.
O comunicado ainda diz que os filhos ou netos maiores de 18 anos devem pagar uma multa de R$1.045 por conta da saída dos idosos. A mensagem traz o logo do Governo Federal e do Ministério de Saúde. A própria pasta utilizou as redes sociais para esclarecer: é fake news. Não há nenhuma portaria publicada pelo órgão que proíba a saída de idosos muito menos preveja algum tipo de multa.
LEIA MAIS: Acompanhe ao vivo! Site mostra mapeamento do coronavírus em tempo real
LEIA MAIS: Vídeo de passeata com aglomeração contra o coronavírus: verdade ou mentira?
É importante ressaltar que os cuidados com os maiores de 60 anos devem ser maiores durante a pandemia e sair de casa não é aconselhável. Caso você seja idosos, peça algum familiar ou vizinho que faça as compras para você e evite saídas desecessárias.
#CORONAVÍRUS | Está sendo divulgada nas redes sociais a informação FALSA de que idosos terão a aposentadoria suspensa se estiverem fora de casa. Recomendamos o isolamento, principalmente para pessoas em grupos de risco, mas não existe essa determinação. pic.twitter.com/AvDQaoNo91
— Ministério da Economia (@MinEconomia) March 20, 2020
LEIA MAIS: Coronavírus foi criado em laboratório chinês: verdade ou mentira?
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.