Com Dino e Temer, Congresso jurídico debate sustentabilidade e agronegócio
Flávio Dino e Michel Temer debatem agronegócio e sustentabilidade em Congresso jurídico no Palacete Tira-Chapéu
Por Da redação.
O agronegócio, um dos pilares da economia nacional, será o foco central do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece nos dias 11 e 12 de setembro, no Palacete Tira Chapéu, em Salvador. Uma das principais pautas do evento contará com a presença do ex-presidente Michel Temer e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. Juntos, as autoridades debaterão sobre: “A Bahia e o Brasil na COP30: desafios e oportunidades”.
Dino esteve em Salvador duas vezes em agosto, na última recebeu o título de cidadão baiano na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Antes disso, também em Salvador, o ministro comentou sobre a pressão externa americana para mudar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro que acontece na Suprema Corte.
Já a abertura do Congresso contará com o painel “Os Desafios do Agronegócio Sustentável no Brasil”, que vai reunir especialistas para discutir o papel estratégico do setor e as práticas voltadas à responsabilidade socioambiental. A mesa será conduzida pela administradora Katerine Rios (BA) e terá como convidados o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Moisés Schmidt (BA); a presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Alessandra Zanotto (BA); e o advogado Washington Pimentel (BA).
Segundo Pimentel, o país já se consolidou como uma referência internacional em sustentabilidade no campo, resultado de uma legislação ambiental rigorosa e da incorporação de novas práticas produtivas pelos agricultores.
“Os desafios do agronegócio sustentável no Brasil perpassam pela construção de uma comunicação correta e pela transmissão precisa dos valores impregnados na agricultura brasileira. Temos o código florestal mais criterioso do mundo e agricultores que incorporaram práticas de preservação e gestão ambiental como parte do dia a dia. Produzimos mais utilizando menos território, com técnicas que são referência mundial. Isso nos torna grandes competidores globais, apesar da retórica internacional que tenta limitar o potencial do Brasil”, destacou.
A programação completa pode ser consultada no site oficial: https://direitoesustentabilidade.com.br/.
O debate pretende ampliar a reflexão sobre como o agronegócio impacta a agenda de sustentabilidade, considerando sua relevância para o PIB brasileiro, o papel da inovação tecnológica e a necessidade de fortalecer a imagem do setor no cenário internacional.
A iniciativa é promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IbradeS), em parceria com a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o LIDE Bahia. As inscrições seguem abertas.
SERVIÇO
-
O que: 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade
-
Quando: Quinta (11/09) e sexta-feira (12/09), a partir das 9h
-
Onde: Palacete Tira Chapéu, Salvador
-
Mais informações: https://direitoesustentabilidade.com.br/
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).