Flávio Dino recebe título de Cidadão Baiano na AL-BA
Flávio Dino do STF foi homenageado pela ALBA em solenidade no TCE-BA
Por Da redação.
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu, nesta sexta-feira (22), o título de Cidadão Baiano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. A honraria foi aprovada por unanimidade e entregue durante o III Seminário Internacional de Controle Externo, realizado em comemoração aos 110 anos do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).
A proposta foi apresentada em 2023 pela deputada Fabíola Mansur (PSB), quando Dino ainda ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública. A sessão solene aconteceu no auditório do Hotel Deville Itapuã, em Salvador, e reuniu autoridades do Legislativo, Executivo, Judiciário e órgãos de controle.
Em discurso, o ministro destacou sua ligação com a Bahia, citando afinidades culturais e históricas e ressaltando a importância simbólica da homenagem.
“Ao receber esse título, me sinto mais incorporado ainda como brasileiro a essas belas páginas que foram aqui escritas e continuam a ser. Me sinto plenamente feliz e sei que não é um pedaço de papel para botar na parede. Esse título é um sentimento”, afirmou Dino.
O magistrado também mencionou personalidades como Jorge Amado, Gilberto Gil e Caetano Veloso, além de marcos históricos como o 2 de Julho e a Revolta dos Búzios, para reforçar o sentimento de pertencimento. Ele brincou ainda que já cumpre o requisito da territorialidade, em razão das frequentes visitas ao estado.
A solenidade contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da presidente da ALBA, Ivana Bastos, do presidente do TCE-BA, Marcus Presídio, além de parlamentares e representantes de instituições públicas. O encerramento foi marcado por apresentações musicais, incluindo show do cantor Tonho Matéria.
Flávio Dino nasceu em São Luís (MA), em 30 de abril de 1968. Jurista, professor, político e magistrado, foi governador do Maranhão, deputado federal, senador da República e ministro da Justiça antes de ser nomeado para o STF.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).