Mobilização da polícia em defesa da mulher realiza prisões de envolvidos com violência doméstica
Além do trabalho de Polícia Judiciária, as especializadas realizam durante esta quarta-feira (23), ações sociais e palestras para mulheres
Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (23/11), durante o Dia D'Elas, ação de mobilização para o combate à violência contra a mulher no interior da Bahia. As prisões foram realizadas em Vitória da Conquista e Alagoinhas.
Neste último caso, a Polícia Civil tomou conhecimento de que o agressor estava descumprindo uma medida protetiva, invadindo a casa da vítima e fazendo ameaças pelo celular. Com o avançar das investigações, foi pedido o mandado de prisão, cumprido nesta quarta.
A ação, promovida pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin), além de realizar o trabalho de polícia judiciária, cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão, também realiza ações sociais, palestras e momento de beleza para mulheres assistidas pelas Delegacias e Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Deam e Neam).
De janeiro até agora, as 18 unidades especializadas já instauraram 5852 inquéritos policiais, e solicitaram ao Judiciário 3652 medidas protetivas de urgência e 134 mandados de prisão.
"Ações como estas são fundamentais primeiramente para tirar de circulação estes agressores e também para esclarecer essas mulheres vítimas, que muitas vezes não sabem que estão sofrendo algum tipo de violência, seja ela psicológica, moral, sexual e física", disse a Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Campos de Brito.
A ação faz parte da campanha nacional de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Na última ação de prevenção ao feminicídio, ocorrida em 22 de outubro, as unidades realizaram 439 atendimentos às vítimas de violência doméstica e familiar.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!