Interior

ALBA aprova ajuda emergencial às vítimas das chuvas no Extremo Sul do estado

Entre as medidas de apoio e socorro às vítimas das enchentes estão a cobrança de tarifa mínima no pagamento da conta de água, recursos para a construção e o reparo de casas, e uma linha de crédito de até R$ 150 mil para os comerciantes.

Por Da Redação

ALBA aprova ajuda emergencial às vítimas das chuvas no Extremo Sul do estadoManu Dias/GOVBA

As famílias vitimadas pelo ciclone extratropical que devastou a região do Extremo Sul da Bahia, no último final de semana, recebrão um apoio especial do governo. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, na tarde desta terça-feira (14/12), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 24.402/2021, que autoriza o Governo do Estado à adoção de medidas excepcionais e emergenciais, visando mitigar os impactos negativos causados pelas fortes chuvas nas mais de 200 mil pessoas afetadas.


LEIA MAIS: Chuvas no sul da Bahia: projeto de lei quer criar de linha de crédito a comerciantes e instalação de gabinete de crise


O projeto foi encaminhado pelo governador Rui Costa. Entre as medidas de apoio e socorro às vítimas das enchentes estão a cobrança de tarifa mínima no pagamento da conta de água, recursos para a construção e o reparo de casas, e uma linha de crédito de até R$ 150 mil para os comerciantes.


LEIA MAIS: Pescador é encontrado morto no sul da Bahia e sobe para 11 o número de óbitos causados pela chuva


O projeto de socorro emergencial aos 51 municípios afetados, considerados em estado de calamidade pública ou estado de emergência, foi enviado à ALBA na noite de ontem pelo governo estadual. O PL teve como relator o deputado Tiago Correia (PSDB), mediante acordo das bancadas da situação e oposição, com dispensa de todas as formalidades.


APROVADOS


Outros sete projetos, todos oriundos do Poder Executivo, também foram aprovados pelo Legislativo estadual na mesma sessão. O Projeto nº 24.360/21, relatado pelo deputado Robinson Almeida (PT), que disciplina o depósito e o leilão de veículos em unidades da Polícia Civil.


Relatado pelo deputado Bobô (PCdoB), recebeu o sinal verde ainda o PL nº 24.361/21, que dispõe sobre a reestruturação do Projeto do Primeiro Emprego (PPE), elevando a inserção do jovem baiano no mercado de trabalho.


Aprovou também o PL nº 24.364/21, relatado pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), que trata das licitações e contratos administrativos, pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes do Estado.


O Projeto nº 24.363/21, relatado pelo deputado Robinson Almeida (PT), que dispõe sobre o tratamento diferenciado ao pagamento das multas aplicadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), foi outro aprovado pela Alba.


A Casa ainda sinalizou positivamente com o PL nº 24.369, relatado pela deputada Olívia Santana (PCdoB). O projeto institui o Programa Bolsa Presença na Rede Pública Estadual de Ensino.


A Casa aprovou ainda o Projeto de Lei nº 24.378/21, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco de Brasília S.A. (BRB). O PL teve a relatoria do deputado Bira Coroa (PT).


Por fim, os parlamentares aprovaram o Projeto de lei nº 24.379, relatado pelo líder do governo, deputado Rosemberg Pinto, que autoriza o Executivo a alienar o imóvel Terreno Garibaldi – Estrada de São Lázaro e Fazenda Paciência – Ondina, de propriedade do Estado. Dos oito projetos aprovados, este foi o único que contou com um voto contrário: o do deputado Hilton Coelho (PSOL).


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.