Lula recebe alta hospitalar e segue para repouso em casa
Presidente Lula permanecerá em São Paulo até quinta-feira, quando passará por tomografia de controle; médicos recomendam 15 dias de repouso relativo
A equipe médica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã deste domingo (15), que ele recebeu alta hospitalar. Agora, o petista deverá permanecer em sua residência em São Paulo até pelo menos quinta-feira (19), quando realizará uma tomografia de controle para reavaliação.
"Devido ao quadro, devido à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima do esperado, então, para a felicidade minha e de toda a nossa equipe, o presidente está de alta hospitalar e deve voltar para casa já, já", afirmou a médica Ana Helena Germoglio.
+ Lula tem dreno retirado e segue em recuperação após cirurgia
+ Lula deixa UTI, faz caminhada em hospital e diz estar firme e forte
O médico Roberto Kalil explicou que Lula deverá manter repouso relativo por cerca de 15 dias, mas poderá retomar sua rotina de trabalho normalmente, com exceção das atividades físicas.
O presidente, de 79 anos, está internado desde terça-feira (3) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após passar por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça, resultante de uma queda no banheiro de sua residência em outubro.
Na quinta-feira, Lula foi submetido a um procedimento preventivo pós-cirúrgico para evitar novos sangramentos. Na sexta-feira, diante da boa evolução clínica, a equipe médica reduziu os cuidados intensivos, incluindo a monitorização contínua, para cuidados semi-intensivos. No início da tarde, o presidente postou um vídeo nas redes sociais caminhando pelo corredor do hospital.
Médicos atualizam à imprensa detalhes sobre saúde de Lula | Foto: Ricardo Stuckert / PR
O boletim médico divulgado no sábado indicou que Lula estava "lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando", e seus exames neurológicos estavam normais. A única recomendação é de repouso relativo, com a orientação de evitar esforço físico e estresse emocional.
A previsão inicial de alta hospitalar era para o início desta semana.
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).