Geral

Vereador desiste de mudar nome de duna no Abaeté após diversos protestos de comunidades do Candomblé

Mãe Jacira de Iansã fez uso da Tribuna Popular para defender o uso do local pelas religiões de matrizes africanas. O lugar vem sendo alvo de diversos protestos desde de que um vídeo do vereador no que seria o futuro "Monte Santo" circulou nas redes sociais.

Por Da Redação

Vereador desiste de mudar nome de duna no Abaeté após diversos protestos de comunidades do CandombléCréditos da foto: Lícia Fontenele / TV Aratu

O vereador Isnard Araújo (PL) retirou o Projeto de Lei nº 411, que propunha a mudança do nome de uma das dunas da Lagoa do Abaeté para "Monte Santos Deus Proverá". A decisão foi tomada durante a 2ª Sessão Ordinária, na tarde desta terça-feira (15/2), após Mãe Jacira de Iansã fazer uso da Tribuna Popular e defender o local cultuado pelo povo do axé. No seu discurso, ela considerou a matéria “um absurdo, uma perversidade com o povo de matriz africana” . 


LEIA MAIS: PL que muda nome das Dunas do Abaeté para "Monte Santo Deus Proverá" divide religiões e irrita Bruno Reis; "mentira descarada"


LEIA MAIS: Ao anunciar obras nas dunas de Itapuã, Bruno Reis é recebido com protestos por indígenas e adeptos ao candomblé


O local vem sendo alvo de diversos protestos desde de que um vídeo do vereador no que seria o futuro "Monte Santo" circulou nas redes sociais. Seguidores de religiões de matrizes africana, como a Umbanda e o Candomblé, se mostraram contrários a ideia, visto que o local também é usado para cultos não-cristãos. Os grupos chegaram a programar um Ebó coletivo no local.


A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, Geraldo Júnior (MDB), que considerou um “gesto nobre” a retirada do prjeto pelo vereador. O colega Edvaldo Brito (PSD) também parabenizou Isnard “pela postura de retirar a matéria” que causou polêmica na cidade e mobilização do povo de santo.


Já Marta Rodrigues (PT) destacou a coragem de Mãe Jacira de Iansã em comparecer à Câmara, na Tribuna Popular, para defender a religião de matriz africana e o Abaeté. “Hoje, a flecha de Oxóssi, foi disparada e certeira”, considerou ao relacionar todos os fatos ocorridos, com mobilização pela cidade, e a decisão de Isnard em retirar a matéria.


Ainda na sessão, o presidente Geraldo Júnior informou que o secretário municipal Luiz Carlos, de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), apresentará aos vereadores, na próxima terça-feira (2/22), o projeto da Prefeitura que trata da requalificação das dunas do Abaeté.


LEIA MAIS: Rússia começa a retirar tropas da Ucrânia pouco antes de encontrar Bolsonaro e internautas brincam: "Evitou a guerra"


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.