Casais felizes não postam muitas fotos nas redes sociais, indica estudo
Segundo a pesquisa, casais que publicam de forma excessiva fotos e momentos da relação tendem a apresentar níveis mais elevados de ansiedade e insegurança
Um estudo publicado na revista científica Personality and Social Psychology Bulletin revela que a prática comum de casais compartilharem detalhes íntimos de seus relacionamentos nas redes sociais pode ser prejudicial à felicidade do casal.
Segundo a pesquisa, casais que publicam de forma excessiva fotos e momentos da relação tendem a apresentar níveis mais elevados de ansiedade e insegurança, fatores que, de acordo com os pesquisadores, podem gerar problemas no relacionamento.
Por outro lado, casais que optam por não expor a vida pessoal na internet tendem a ser mais felizes. Isso ocorre porque, conforme o estudo, esses casais preferem viver momentos reais e íntimos, sem a necessidade de validação externa.
Para Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos, as redes sociais impõem uma pressão adicional sobre as relações amorosas. "Além da pressão de manter a imagem do relacionamento feliz, se criam expectativas irreais, fazendo com que se espere a perfeição no seu parceiro ou parceira, o que é algo absurdo e impossível", afirmou o especialista.
Bittencourt também alerta sobre os efeitos negativos da comparação constante com outros casais nas redes sociais, e destaca que a realidade de muitos casais pode ser muito diferente daquilo que é apresentado online.
"Quando você posta sobre a sua relação, você está expondo não só os seus sentimentos, mas a sua vida pessoal para o mundo todo", explicou o especialista, que atua na plataforma MeuPatrocínio.
Além disso, ele acredita que a privacidade é um fator importante para o bem-estar do relacionamento. "Quando você mantém o seu relacionamento offline, você tem espaço e liberdade para desenvolver e criar uma conexão íntima", disse Bittencourt.
O especialista sugere que, em vez de se preocupar com a opinião alheia ou de mostrar apenas os momentos felizes nas redes sociais, casais devem focar no que realmente os faz felizes. "Você pode focar mais em como você e seu parceiro se sentem um com o outro e fazer o que realmente os faz felizes", recomendou.
No entanto, Bittencourt também ressalta que não há problema em compartilhar momentos com o parceiro nas redes sociais, desde que a felicidade do relacionamento não seja medida pela aprovação dos outros. "A única coisa que você precisa lembrar é de não deixar que a felicidade do seu relacionamento seja validada pelos outros, mas apenas por você e seu parceiro", concluiu.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).